BNews Turismo

Grupo IAG deve cancelar aquisição da Air Europa

Reprodução // Melhores Destinos
Companhia aérea Air Europa pertence a empresa espanhola Globalia  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Melhores Destinos

Publicado em 16/12/2021, às 14h33   Redação BNews



O International Airlines Group (IAG), grupo detentor das companhias aéreas British Airways e Iberia, está deve voltar atrás e cancelar a aquisição da Air Europa, que pertence a empresa espanhola Globalia.

De acordo com o diretor financeiro do IAG, Stephen Gunning, em um arquivamento na bolsa de valores de Madri, as empresas estão muito próximas desfazer o negócio.

Os dois lados haviam acordado com a compra, com valores em torno de 1 bilhão de euros, conforme o site Passageiro de Primeira publicou em novembro de 2019. O valor foi reduzido para 500 milhões de euros após a realidade do setor de viagens com a pandemia Covid-19 – enquanto a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) também disse que examinaria a transação.

Leia mais:

Air Europa retoma voos entre Salvador e Madrid
Air Europa retornará voos entre Madri e Salvador em 20 de julho

Pelo antigo acordo, o IAG planejava adquirir a totalidade do capital social emitido da companhia aérea com sede na Espanha por meio de sua subsidiária Iberia. Quando anunciado, a transação tinha como intuito estabelecer uma série de mudanças, como por exemplo:

- Transformar o hub da IAG em Madrid em um verdadeiro rival dos quatro maiores centros da Europa: Amsterdã, Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles De Gaulle.
- Restabelecer o IAG como líder na Europa altamente atraente para o mercado da América Latina e Caribe.
- Oferecer um potencial de sinergia significativo em termos de custo e receita.
- Acréscimo de EPS no primeiro ano completo e acréscimo ao retorno do capital investido do IAG até o quarto ano após a conclusão.

Mesmo com a compra e com as mudanças propostas, a Air Europa iria seguir operando sob seu nome, sem planos de mudar de identidade. De acordo com o portal Breaking Travel News, em um novo acordo, o IAG supostamente ofereceu desistir de 13 rotas de curto e médio curso e duas rotas de longo curso nos aeroportos de Madrid e Barcelona em resposta a preocupações com a concorrência.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp