BNews Turismo

Igrejinha da Praia da Forte reativa sino; assista

Ascom
Esse foi o 11º monumento histórica na Bahia cujo badalo dos sinos foram reativados  |   Bnews - Divulgação Ascom

Publicado em 17/04/2022, às 20h05   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O Padre João Primo e os fieis católicos de Praia do Forte, do município de Mata de São João, celebraram, neste domingo de Páscoa, a reativação do sino da igrejinha que fica no centro da vila turística.

Essa ação foi fruto do Projeto de Resgate do Toque dos Sinos antes implementado pela secretaria do Turismo em Salvador, na antiga gestão de Fausto Franco e capitaneado pelo historiador Rafael Dantas. Ambos estiveram presente no ato deste domingo (16).

Foi o próprio Franco que mobilizou o prefeito da cidade, João Gualberto (PSDB), com a proposta de revitalizar o sino do local.

A Igreja é dedicada a São Francisco de Assis e foi construída na primeira metade do século XX. Nas últimas décadas o único sino do templo não tocava e não possuía o badalo.

Construída por volta de 1900, a pequena igreja, abriga a enorme fé dos devotos. O templo feito pelos pescadores ao mesmo tempo que demonstra simplicidade, encanta qualquer um que venha visitar Praia do Forte.

A devoção da comunidade se estende além do padroeiro, São Francisco. As imagens de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição estão postas no altar da igrejinha que ainda conta com obras que recontam a Via Sacra de Cristo pintadas por Carlos Bastos, artista baiano.


Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp