BNews Turismo

MTur divulga experiência brasileira em evento internacional de Destinos Turísticos Inteligentes; confira

Pexels
O evento “Hacia la transformación de Destinos Turísticos Inteligentes” contou com a participação de cinco destinos do Brasil  |   Bnews - Divulgação Pexels

Publicado em 18/04/2023, às 16h51   Téo Mazzoni



A experiência brasileira sobre a transformação de cidades em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi destaque no evento internacional "Hacia la transformación de destinos turísticos inteligentes en Argentina y América Latina", que reuniu nove países da América Latina em Chascomús, na Argentina, ao longo da última semana.

O exemplo do Brasil foi qualificado como alternativa de sucesso que estimula o uso de tecnologias que proporcionam melhores experiências aos turistas, mas também impactam positivamente a vida dos moradores.

Além do Ministério do Turismo do Brasil, outros cinco destinos do país estiveram presentes, sendo três deles considerados Destinos Turísticos Inteligentes em transformação: Curitiba (PR), Salvador (BA), e Rio de Janeiro (RJ). Também participaram Belo Horizonte (MG), Foz do Iguaçu (PR) e a startup SmartTour Brasil, de Florianópolis, que apresentou solução para a gestão e monitorização de um DTI.

A realização do evento foi uma iniciativa do instituto argentino Ciudades del Futuro (ICF), em parceria com a Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas (SEGITTUR) da Espanha, a Fundación Ciudad de La Plata (FCLP) e a Prefeitura de Chascomús. Também participaram expositores e empresas do Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Peru, Uruguai e Venezuela.

"O turismo tem potencial de transformar realidades, conferindo mais competitividade -- e consequentemente geração de receita -- aos nossos destinos por meio do fortalecimento de eixos estruturantes que se relacionam com o turismo, como acessibilidade, sustentabilidade e inovação", destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Durante os três dias de evento, renomados profissionais expuseram novas ferramentas para a gestão de dados. Compartilharam ainda as últimas soluções tecnológicas e inovadoras para destinos turísticos e apresentaram boas práticas e cases de sucesso em diferentes destinos da América Latina e da Espanha. Além disso, os participantes integraram atividades práticas e conferências magistrais, criando uma troca de experiências e informações em diferentes momentos.

O objetivo do evento foi reunir servidores e colaboradores de instituições públicas do turismo locais, estaduais e federais dos diferentes países, assim como experts e especialistas em gestão de destino, design e implementação de políticas públicas no setor. Os países ouviram sobre desenvolvimento de modelo de destino inteligente; novas tecnologias e transformação digital; modelos de governança; ações de inovação; e iniciativas provenientes de parcerias público-privada (PPP).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp