BNews Turismo

Gol retoma voo para importante cidade turística e movimenta economia na região da Chapada

Divulgação/Sedur
A parceria para possibilitar o voo foi firmada, nesta quarta-feira, entre a Prefeitura de Lençóis, a Gol e a Setur  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Sedur

Publicado em 09/11/2022, às 20h01   Camila Vieira/Luiz San Martin/Teo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, volta a ter voos para entrada e saída de turistas. Nesta quarta-feira (9), a Gol Linhas Aéreas realizou um voo inaugural, acompanhado pela equipe do BNews,  marcando a retomada do serviço na cidade, após quase dois anos da suspensão dos aviões da Azul Aviação, por conta do período da pandemia. A Bahia é o estado que mais tem crescido no setor de turismo nacional. Os dados têm apontado que nessa retomada  pós-pandemia, o estado conseguiu ter um saldo superior à 10% da média nacional. A parceria para possibilitar o transporte aéreo na região foi firmada entre a Prefeitura de Lençóis, a Gol e a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). 

Ao BNews, o assessor especial da Setur, Magno Lavigne, que esteve no evento representando o secretário Maurício Barcellar,  afirmou que a ação de interiorizar e propiciar a chegada de aeronaves em aeroportos regionais é fundamental para alavancar o turismo na Bahia. "Significa a gente poder ter a oportunidade de abrir esses destinos turísticos para mais pessoas. Os turistas que vão à Lençóis tem muito a ver com visitate do Sudeste do Brasil, então esse viajante vai ficar muito mais próximo, pois virá a Salvador para pegar um voo de 50 minutos para estar na Chapada Diamantina, isso vai propiciar o fluxo turístico e vai aumentar outras possibilidades de negócios naquela região", afirma lembrando que a região de Teixeira de Freitas, que teve seu voo inaugural há poucos dias, já sente os reflexos positivos. 

Aposta - Para a prefeita de Lençóis, Vanessa Sena, a possibilidade de entrar e sair de avião na cidade vai gerar uma movimentação importante no turismo. "A gente vem há quase um ano e oito meses brigando pelo retorno do voo para Lençóis. Nós identificamos que atualmente, Lençóis é a capital da Chapada Diamantina, então o retorno das viagens de avião irá beneficiar a região como um todo, Mucugê, Andaraí e todas as outras cidades. Não da para fazer um turismo de qualidade sem um voo. Nós acreditamos que vai alavancar bastante o turismo", afirma.

Avião da Gol em Lençóis

De acordo com a gestora pública, o setor já vive um momento muito bom. "As pessoas têm procurado o turismo de natureza, então a Chapada Diamantina sai na frente e o voo vem para agregar isso. Estamos muitos felizes e temos certeza que vai ser um ponto inicial para alavancar o turismo na região. Recebemos muitos paulistas, brasilienses, e agora também vamos receber muitos baianos. Vai ser uma ferramenta a mais para trazer a população baiana para a Chapada Diamantina", comemora. 

A prefeita afirma que Lençóis é uma cidade que vive quase exclusivamente do turismo. "Então esse voo é de suma importância para nossa economia. Não existe fazer turismo de qualidade sem avião, imagina você pegar um onibus em Salvador e percorrer 420 km de estrada, a experiência do turistas acaba não sendo bacana", diz. Com a suspensão do voo, turistas oriundos de São Paulo, por exemplo, teriam que ir à Salvador, pegar um ônibus ou alugar um carro para chegar à Lençóis. 

O diretor de Alianças da Gol, Randall Aguero, comentou com o BNews sobre a satisfação da empresa em poder ofertar o serviço em uma região tão privilegiada para o turismo. "É um orgulho estar em Lençóis, na Chapada Diamantina, abrindo mais uma rota regional. Hoje, por conta da Conectividade, é possível voar de Lençóis para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e para destinos internacionais que também já estão em franca recuperação", avalia, reforçando a importância da parceria com o Governo do Estado da Bahia.

Aguero destaca que o modelo de negócio visa traçar uma rota sustentável e ofertar o melhor em infraestrtutura. "Nós temos uma frota única que atende esses destinos e que comportam esse tipo de aeronave, não só pela infraestrutura, mas também pelo tipo de mercado. Quando tem uma ou outra variante, seja infraestrutura de mercado, a gente procura nossas parceiros para trazer o melhor tipo de aeronave para esse destino e fazer que essa rota seja sustentável", destacou. 

Operação - A partir de hoje, o município passa a se comunicar por meio de voos sem escalas com o aeroporto internacional de Salvador (SSA), um dos dez de maior movimento no Brasil, em duas frequências semanais de ida e volta: às quartas e domingos.A expansão faz parte do incremento da demanda por voos para cidades do interior do Brasil, fortalecida por parcerias como as firmadas entre a Gol e a Voepass.

Nos trechos de ida e volta, a Voepass utiliza a aeronave ATR-72, com capacidade para 68 passageiros, que é ideal para as características do mercado local. Os bilhetes, por sua vez, são comercializados exclusivamente pela Gol. Os bilhetes para Lençóis podem ser adquiridos no site e no aplicativo da Gol, nas lojas Gol nos aeroportos, no site e aplicativo da Smiles, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp