BNews Turismo

Saiba o desfecho da greve dos comissários nos aeroportos

Divulgação/Polícia Federal
A proposta salarial que prevê um reajuste de 6,97% sobre salários e benefícios foi aprovada neste domingo (25)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Polícia Federal

Publicado em 25/12/2022, às 14h04   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Após a greve de cinco dias que paralisou voos na última semana, pilotos e comissários de empresas áreas aprovaram a proposta salarial que prevê um reajuste de 6,97% sobre salários e benefícios neste domingo (25). O reajuste foi aceito por 70% da categoria. A paralisação foi suspensa no fim da noite desta sexta-feira (23), para que os profissionais pudessem votar a nova proposta feita pelas companhias aéreas. 

A greve, que ocorria diariamente desde segunda-feira (19), acontecia entre 6h e 8h. Quem optasse por aderir à greve se apresentava para trabalhar, mas não realizava a decolagem. 

O presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Henrique Hacklaender, se expressou neste domingo (25), acerca do ocorrido em uma transmissão em vídeo que anunciou o fim da greve. "Eu queria realmente agradecer a todos que estiveram conosco nos aeroportos, que estivem conosco paralisando os voos, isso fez toda diferença". 

"Conseguimos fazer uma renovação, trazer melhorias financeiras, melhorias na parte social, algo que já não se havia algum tempo", acrescentou. 

Neste domingo (25), a votação que analisou a terceira proposta feita aos pilotos, copilotos e comissários foi divulgada. Empresas ofereceram um reajuste de 6,97% - considerando inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) mais 1% sobre cláusulas econômicas.  

Além disso, folgas com horários definidos publicadas em escala também foram requeridas. Multas de R$ 500 podem ser aplicadas caso mudanças, dependendo do tempo de antecedência de aviso, ocorram. 

A paralisação ocorreu nos aeroportos de Congonhas (São Paulo), Guarulhos (São Paulo), Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte), Porto Alegre, Fortaleza e Brasília. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp