BNews Turismo

Secretário afirma que "potencial turístico do RJ é permanente"

Divulgação // ALERJ
Em entrevista, o secretário Gustavo Tutuca fala sobre o potencial turístico do Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação // ALERJ

Publicado em 26/06/2023, às 11h28   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, concedeu entrevista e falou sobre sua autação à frente da pasta. Eleito como vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que reúne gestores de todo o país, Tutuca tem realizado um trabalho elogiado.


Sob sua liderança, o estado foi reconhecido com um prêmio da Bolsa de Turismo de Lisboa, na categoria voltada a entes públicos. 


Ao jornal O Dia, Tutuca destacou o potencial turístico do Rio de Janeiro e compartilhou seus planos para impulsionar o setor.


"Com o fim da pandemia e o aumento de voos internacionais, retomamos a participação em feiras internacionais e buscamos parcerias de publicidade no exterior para atrair mais visitantes para o estado", disse. 


Questionado sobre como enxerga o potencial do setor turístico no Rio de Janeiro, foi enfático: "Diferentemente do petróleo, do óleo e do gás, que sustentam a nossa economia atualmente, mas são recursos não renováveis, o turismo tem um potencial contínuo. As belezas naturais do RJ são permanentes. Nosso desafio é transformar o turismo em uma fonte sustentável de emprego e renda, impulsionando a economia do estado. Para alcançar essa meta, fizemos o plano estratégico "Rio de Janeiro Mais Dez Anos", em parceria com a UFF, que estabelece diretrizes claras para o setor em médio e longo prazo. Reconhecemos a escassez de recursos de investimento no país, especialmente para o turismo, tornando essencial um planejamento estratégico unificado".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O gestor também falou sobre os planos para promover o turismo fora da capital. Tutuca afirmou que aposta em estratégias de captação para os diferentes públicos. "Para o turista doméstico de outras regiões do país, desenvolvemos o projeto 'O Rio continua lindo e perto', com ações de publicidade, shows e encontros de negócios, levando os atrativos dos municípios para as prateleiras de agências de viagens, para o turista fechar pacotes e vir visitar o RJ. Também investimos em experiências digitais, apresentando o estado com óculos de realidade virtual. Com isso, registramos recorde de ocupação hoteleira no verão de 2021-2022. Agora, com o fim das restrições sanitárias e o aumento de voos internacionais, estamos investindo na atração de turistas estrangeiros, por meio da participação em feiras e parcerias de publicidade no exterior, especialmente em plataformas de viagem", destacou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp