BNews Turismo

Setor de serviços da Bahia alcança crescimento em 2023, impulsionado pelo turismo e outros segmentos

Reprodução/Pixabay
Dados do IBGE analisados pela Fecomércio-BA revelam crescimento de 6,7% nos Serviços da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 16/02/2024, às 05h00   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O ano de 2023 marcou um período de crescimento para o setor de Serviços na Bahia, conforme revelado por dados divulgados pelo IBGE e analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). Com um aumento de 6,7%, o estado superou seus pares regionais, como Ceará e Pernambuco, e ultrapassou a média nacional de crescimento, destacando-se como o melhor desempenho desde 2016. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Um dos principais impulsionadores desse crescimento foi o setor de Turismo, que registrou um aumento de 11,4% em suas atividades, alcançando o melhor desempenho anual desde o início da série histórica em 2011. 

O aumento da movimentação de passageiros no aeroporto de Salvador é apontado como um dos fatores que contribuíram para esse crescimento, além da preferência dos brasileiros por destinos de praia. 

Além do Turismo, outros segmentos dos Serviços também apresentaram crescimento significativo em 2023. Os serviços de informação e comunicação avançaram 13,8%, seguidos pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, que registraram um aumento de 9%. 

O setor de serviços prestados às famílias, que inclui atividades turísticas, também teve um crescimento expressivo de 7,8%. Esses resultados indicam um momento positivo para a economia baiana, que deve se manter aquecida em 2024, especialmente com a redução da taxa de juros estimulando o consumo das famílias e os investimentos das empresas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp