BNews Turismo

Simplesmente Mulher: comandante da GOL fala da paixão pela profissão e das barreiras enfrentadas

Divulgação // GOL
Natália Weiss, que é a comandante da GOL Linhas Aéreas, concedeu entrevista ao projeto Simplesmente Mulher  |   Bnews - Divulgação Divulgação // GOL

Publicado em 08/03/2023, às 14h00   Cadastrada por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

A comandante da GOL Linhas Aéreas, Natália Weiss, concedeu entrevista ao projeto Simplesmente Mulher e falou da paixão pela profissão e, também, sobre as barreiras enfrentadas.

A comandante afirmou que "o mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas", mas destaco: "ainda temos que mostrar diariamente que somos capazes".


Leia a entrevista abaixo:


BNews: Por que você resolveu entrar em uma profissão tida como pouco comum para mulheres?
Natália Weiss: O que me levou à aviação foi a paixão. A vontade de voar. Acho que todo mundo deveria ir atrás de seus sonhos, independente de quais sejam. Nunca me vi como diferente dos meus colegas pelo fato de ser mulher. Até hoje, tenho muito amor pelo que faço!

BNews: Quais barreiras enfrentou para conseguir chegar onde está e de que forma foi driblando isso?
Natália Weiss: Eu sempre soube que queria e poderia voar. Mas o papel da mulher na sociedade ainda é muito ligado à figura de mãe e esposa. Acho que a minha maior barreira foi eu mesma aceitar que poderia, sim, conciliar todos esses papéis. Hoje tenho uma família linda, com um marido que me apoia e 2 filhos que sentem muito orgulho da minha profissão.


.

BNews: Como você avalia o mercado de trabalho para as mulheres na atualidade? Acha que a presença feminina pode aumentar em profissões como a sua?
Natália Weiss: Acho que o mercado de trabalho mudou muito nas últimas décadas. Sei que, infelizmente, ainda temos que mostrar diariamente que somos capazes, as mulheres ainda são mais cobrada as que os homens. Mas, muitas empresas já perceberam as qualidades femininas e até incentivam a contratação de mulheres. Na aviação, é cada vez mais frequente encontramos mulheres na cabine, mecânicas de aeronaves, controladoras de voo...

BNews: Você se sentiu valorizada pela família, colegas e chefes quando alcançou o patamar atual? Acha que colegas homens são mais valorizados na mesma função?
Natália Weiss: Até hoje tenho amigas que me apresentam como: 'essa é a minha amiga piloto'!!
Apesar de não achar que seja um feito que deva ser comemorado, é muito gratificante perceber a importância e representatividade do cargo. Recebo, diariamente, muitas mensagens de carinho e admiração.

BNews: Qual a importância de programas que nivelam homens e mulheres para que tenham oportunidades iguais de crescimento nas grandes empresas?
Natália Weiss: Acho que o mais importante é as pessoas compreenderem que sexo, raça, religião ou orientação sexual não definem a capacidade de ninguém.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp