BNews Turismo

Taxa ambiental começa a ser cobrada em cidade; saiba qual

João Mota/TV Vanguarda
Os recursos desta taxa serão usados para o meio ambiente e coleta de lixo, informou a prefeitura  |   Bnews - Divulgação João Mota/TV Vanguarda

Publicado em 07/02/2023, às 20h41   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma taxa ambiental começa a ser cobrada a partir de 0h desta quarta-feira (08), na cidade de Ubatuba, localizada no litoral paulista. A medida é uma espécie de pedágio para viajantes que, futuramente, frequentem a cidade. Será obrigatório o pagamamento para o visitante que fique mais de quatro horas na cidade, e o pagamento é diário. As informações são do jornal 'Folha de S. Paulo'.

O valor diário para carro será de 13 reais, e para motocicletas, R$ 3,50. Não há limite de cobrança, e o valor será cobrado por cada dia que o turista decidir visitar a região.

O pagamento será feito através de equipamentos que foram instalados semelhantes à radares. A tecnologia funciona como um sistema eletrônico de leitura de placas, que registra os veículos que entram em Ubatuba. Logo, não haverá pedágios e filas.  

O pagamento pode ser feito através da compra antecipada pelo site, ou pelas TAGs fixadas nos veículos. Outra forma de pagamento é presencialmente, na sede da Eco Ubatuba. 

OBJETIVO

O motivo para o começo da cobrança da taxa ambiental é para futuros investimentos no meio ambiente e na coleta de lixo do município paulsitano. Em entrevista ao jornal 'Folha de S. Paulo', a prefeitura afirmou que o dinheiro arrecadado será passado para o Fundo de Meio Ambiente, que fará a gestão coletiva, junto com o Conselho do Meio Ambiente.

Além disso, também serão investidos na infraestrutura do município, na intenção de preservar praias, mata atlântica e a biodiversidade local. Como também na recuperação de rios e orlas. Ubatuba sofre com o menor índice de coleta de esgoto do litoral paulista (54%), e com excesso de lixo durante o verão e feriados prolongados, para reduzí-los, a cobrança da taxa será necessária.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Guilherme Adolpho, em entrevista à Folha, informou que, do total gasto com lixo pela prefeitura, somente 16 milhões de reais são cobertos por taxa municipal. "A diferença, é que poderia ir para escolas, mas vai para o lixo", disse.

ISENÇÃO

Conforme a prefeitura, há certas condições que isentam o pagamento da taxa, como veículos que terão uma passagem rápida na cidade (menos de quatro horas). Carros com placas de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Paraty, São Luiz do Paraitinga, Cunha e Natividade da Serra também estão isentos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp