BNews Turismo

Temporada de baleias jubartes promete movimentar o turismo em destino baiano; confira

Divulgação
Com o fim das atividades de caça e o aumento gradual da população de jubartes, o turismo de observação de baleia tem apresentado crescimento  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/05/2023, às 15h01   Téo Mazzoni


FacebookTwitterWhatsApp

A cidade baiana de Prado figura como um dos melhores lugares para avistar baleias jubartes, que saem das águas frias da Antártica e nadam mais de 4 mil quilômetros em busca de temperaturas mais amenas para se reproduzir, de junho a outubro de 2023. O município, localizado na região sul da Bahia, "aproveita" este período para fomentar o turismo local. 

Com o fim das atividades de caça e o aumento gradual da população de jubartes, o turismo de observação de baleia tem apresentado um importante crescimento, movimentando a economia local e contribuindo para a geração de emprego e renda.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

O turismo de observação de baleias em águas brasileiras é normatizado pela Lei Federal 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceo, e pela Portaria IBAMA 117 de 1996, que define normas específicas para a atividade. A prática só pode ser feita de barco, cujos passeios são oferecidos pelas agências de turismo local. 

Considerado um verdadeiro santuário marítimo-ecológico, refúgio e berçário de jubarte, Prado fica na região conhecida como Costa das Baleias, que inclui ainda Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Itanhém, Nova Viçosa, Mucuri, Teixeira de Freitas. Alguns roteiros oferecidos no município contam com passeio até o Arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana.

"É um período muito aguardado por todos os comerciantes da cidade. Com a chegada das baleias jubartes tem um aumento de visitantes e os comerciantes começam a se aquecer", afirma a secretária de turismo Iracema Ribeiro. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp