BNews Turismo

Turismo nacional registra crescimento de 33% no primeiro semestre de 2022

Divulgação / Pexels - Pixabay
Turismo nacional encerra primeiro semestre de 2022 com faturamento de R$ 94 bilhões  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pexels - Pixabay

Publicado em 23/08/2022, às 20h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O setor de turismo nacional fechou o primeiro semestre de 2022 com faturamento de R$ 94 bilhões, o que representa uma alta de 33% se comparado ao mesmo período de 2021. Os números apresentados são do levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados do conselho indicam que a recuperação do setor tem sido consistente. Entretanto, a análise do resultado semestral requer cautela. Os primeiros seis meses do ano registraram um fluxo alto de passageiros remarcando suas viagens adiadas pela pandemia. O faturamento também tem sido influenciado pela alta da inflação.

O turismo nacional dependerá cada vez mais de novas compras com preços bem mais elevados para poder manter o fôlego. O Conselho de Turismo da FecomercioSP avalia que, considerando a situação econômica do País (com inflação e endividamentos altos), não será fácil manter o crescimento robusto nos próximos meses do ano.

A presidente do Conselho de Turismo da entidade, Mariana Aldrigui, destaca que os bons resultados dependem da percepção, tanto das famílias como do empresariado, de uma estabilização econômica. A gestora também afirma que os defeitos da poupança compulsória em virtude da pandemia já começam a perder força, e o número de pessoas e empresas com recursos para viagens, hospedagem e eventos sentirá o impacto da carestia.

"Como a inflação dos insumos não permitirá redução significativa dos preços, será necessário entender qual será a prioridade dada ao Turismo nos próximos meses. Lembrando também que a Copa do Mundo no fim do ano pode ser, ao mesmo tempo, um catalisador e um desviador de demandas para o setor", conclui.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp