BNews Turismo

Varig: governo federal fecha acordo para pagar R$ 4,7 bilhões à companhia aérea

Divulgação
Indenização será utilizada para pagar dívidas de 15 mil ex-funcionários da antiga companhia aérea  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 22/03/2024, às 17h50


FacebookTwitterWhatsApp

A União vai pagar uma indenização de R$ 4,7 bilhões à massa falida da antiga Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Trata-se, segundo O Globo, de uma compensação por uma política tarifária realizada nas décadas de 1980 e 1992. De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), que anunciou o acordo, essa indenização permitirá que a Varig pague dívidas trabalhistas de pelo menos 15 mil ex-empregados.

Se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Havia uma determinação da Justiça Federal do Distrito Federal para o pagamento da indenização, mas tinha uma divergência sobre o valor. Após mediação houve consenso. O prejuízo à Varig foi causado por um congelamento nos preços das passagens aéreas, causado pelo Plano Cruzado, um conjunto de medidas contra a inflação implementado na década de 80.

O acordo foi autorizado pela 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), onde tramita o processo de falência da companhia aérea, e homologado na quinta-feira pelo Centro Judiciário de Conciliação da Justiça Federal do DF.

O pagamento será feito em 2025, por meio de um precatório.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp