BNews Turismo

Voos de curta duração serão proibidos na França; saiba o motivo

Divulgação // Air France
Comissão Europeia explicou motivo que deve extinguir voos de curta duração na França  |   Bnews - Divulgação Divulgação // Air France

Publicado em 05/12/2022, às 11h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão Europeia validou, na última sexta-feira (2), o projeto da França que visa proibir voos domésticos muito curtos (aqueles cuja alternativa de trem dure menos de duas horas e meia), desde que haja linhas ferroviárias suficientes e satisfatórias para utilização.

Como cita a mídia local, a medida faz parte da Lei do Clima francesa, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

A princípio, segundo a imprensa internacional, três rotas foram aprovadas, sendo elas as que ligam Paris a Nantes, Lyon e Bordeaux, mas ainda não há data prevista para o início da validade da regra. Segundo o texto da Comissão Europeia, essa medida valerá também para voos curtos de conexão, algo que a princípio não foi contemplado pelo governo francês.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

A França quer ser o pioneiro neste assunto, que também está em debate em outros países. A medida abre esse precedente, pois poderia ser aplicada em outros lugares, como a Espanha, por exemplo, em rotas como as que ligam Madri a Barcelona, ​​Sevilha ou Málaga, onde existem trens alternativos de menos de duas horas e meia.

A associação aeroportuária francesa (Union des Aéroports Français) recorreu da medida, assim como o ACI, Conselho Internacional de Aeroportos. A ALA, Associação das Companhias Aéreas de Espanha, também a rejeitou. Eles alegam que os voos curtos com menos de 500 quilômetros representam apenas 4,5% das emissões do setor, e sustentam que o impacto seria mínimo, trazendo alto custo econômico para as empresas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp