BNews Nordeste

Sergipe ocupa 21º lugar em ranking de competitividade dos estados

Márcio Dantas/Governo de Sergipe
Bnews - Divulgação Márcio Dantas/Governo de Sergipe

Publicado em 09/10/2021, às 09h57   Pedro Vilas Boas


FacebookTwitterWhatsApp

Sergipe ocupa a 21ª posição no ranking sobre competitividade dos estados deste ano, produzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O objetivo do estudo é gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos estaduais.

Todos os nove estados do Nordeste estão abaixo da 10ª posição. O Ceará ocupa o 12º lugar, seguido por Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A Bahia ocupa a 18ª posição, enquanto o Piauí está no 20º lugar, seguido por Sergipe, Rio Grande do Norte e Maranhão.

Leia também: Bahia é 18º em ranking de competitividade entre estados, e deputado critica: "se fosse o Brasileirão, estaria no rebaixamento"

Os quatro estados mais bem posicionados no ranking da CLP: São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Paraná. Os três últimos colocados foram Pará, Acre e Roraima.

Desempenho por pilar

Considerando o ranking geral, Sergipe subiu uma posição em relação ao estudo do ano passado. Levando em consideração a infraestrutura, o estado cresceu duas posições e alcançou o 12º lugar. Sergipe se manteve na 20ª posição na avaliação de Sustentabilidade Social e subiu cinco posições, alcançando o 21º lugar considerando Segurança Pública. Porém, na Educação, o estado registrou queda de uma posição e ocupa o 23º lugar.

Sergipe também registrou saldo positivo na avaliação de Solidez Fiscal, ocupando agora a 14ª posição. Já em Eficiência da Máquina Pública, os sergipanos desceram uma posição e ocupam o 13º lugar. Em Captal Humano, o CLP registra que Sergipe subiu três posições e alcançou o 22ª lugar.

Na avaliação de Sustentabilidade Ambiental, Sergipe ocupa a 19ª posição, subindo três pontos. O estado também registrou saldo positivo considerando o Potencial de Mercado, ocupando o 24º lugar, um aumento de um ponto. Mas, em Inovação, o estado registrou queda de três posições e agora aparece em 17º lugar.

A reportagem do BNews tenta contato com a assessoria de comunicação do governo de Sergipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp