BNews Agro

BNews ESG: empresa lança plataforma de certificação de cultivo de Cannabis baseado em agricultura regenerativa

Divulgação / Kanna
Iniciativa dá visibilidade para operação e avalia se o produtor possui cultivo baseado em agricultura regenerativa  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Kanna

Publicado em 15/10/2023, às 09h14 - Atualizado às 09h24   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Devido ao comércio ilegal de Cannabis, a confiabilidade dos players desse mercado acaba sendo questionada com relação a pontos importantes da sua cadeia logística, como a importação da semente, venda do produto, parceiros de produção. De olho neste mercado, que deve chegar a US$ 105 bilhões até 2026, de acordo com estudo de 2021 da Prohibition Partners, a empresa Kanna lançou uma plataforma de certificação que traz transparência para a operação de cultivo.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A plataforma traz um produto que ajuda os produtores a dar visibilidade na sua operação para o público e avaliar se o produtor possui ou não um cultivo baseado em uma agricultura regenerativa e responsável. Ela também é peça chave para o desenvolvimento do protocolo da Kanna, que no futuro visa auxiliar os produtores para que seu cultivo gere créditos de carbono e possa se beneficiar de práticas de sustentabilidade, além de envolver os detentores do token nesse processo.

Os detentores do Token KNN - que dá acesso a um ecossistema de benefícios na cadeia do cânhamo - participarão das auditorias dos cultivos parceiros da Kanna, atuando de maneira ativa em uma comunidade focada em expandir o potencial sustentável relacionado ao cultivo de cannabis e serão recompensados pela atuação.

A certificação gera um documento que verifica as práticas empregadas na cadeia produtiva e possibilita que o produtor coloque um selo de cultivo sustentável em seu site e outros canais de comunicação. O selo levará para uma página do projeto de cultivo contendo as principais informações relacionadas a regulamentação da empresa, produtos, práticas, logística e resultados gerados pelo laudo do processo, ajudando na confiabilidade sobre a operação.

A auditoria de cultivos da comunidade empresarial visa substituir o intermediário do processo de validação e certificação dos dados do cultivo.

O processo consiste em: cadastro na plataforma, feito pelo produtor; envio de documentação e provas relacionadas ao cultivo, feito pelo produtor; cerificação e avaliação da documentação enviada, feita pelos membros da comunidade respeitando as diretrizes da LGPD; emissão do laudo da operação via plataforma da empresa; exibição das informações sobre o cultivo e certificação na dApp da Kanna.  

A Kanna já possui 2 parceiros que cultivam cannabis em território nacional, confirmados para o primeiro ciclo de certificação que acontecerá a partir de outubro. São eles a Accura, organização sem fins lucrativos formada por pacientes de cannabis medicinal com prescrição médica e autorização da ANVISA para importar medicamentos à base de Canabidiol e a ThSer (Associação de Cannabis Terapêutica de São Paulo) que tem como missão proporcionar apoio, informações e acesso responsável à cannabis medicinal para pacientes em São Paulo, promovendo a qualidade de vida e bem-estar através de tratamentos naturais e seguros.  

“As principais informações do laudo do cultivo são registradas na Blockchain para trazer credibilidade e confiança no processo”, afirma o CEO e cofundador da Kanna, Luis Quintanilha.

O processo consiste na apresentação de documentos relacionados ao projeto, que vão desde documentos fiscais e licenças, até provas do consumo, poluição e reparação de danos, validados pelos membros da comunidade Kanna, recompensados por essa atividade.  

A comunidade da empresa conta com nomes como o da sócia Sinapse Social, que tem em seu quadro os advogados que criaram a tese do Habeas Corpus para o plantio doméstico e produção de remédios à base de Cannabis no Brasil, e estão envolvidos em centenas de decisões favoráveis à planta.

A Sinapse é reconhecida no mercado por contar com advogados expoentes da Cannabis Law no Brasil e fundadores da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp