Economia & Mercado

Conheça impactos positivos de shows e festivais para bares e restaurantes

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Aumento do faturamento é um dos impactos positivos para mercado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 20/05/2024, às 12h41



O mercado de entretenimento está em ascensão, com festivais e eventos como The Town, Carnaval e shows internacionais que aconteceram por todo o Brasil, além da proximidade do Rock in Rio. Esta é a projeção da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape).

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Segundo a Abrape, a estimativa é que esses eventos movimentem cerca de R$ 75 bilhões em 2024. Além do lazer que proporcionam ao público, esses eventos têm reflexos positivos no setor de food service.

As redes de bares e restaurantes estão percebendo que podem ir além da simples exposição da marca como propaganda, pois ao oferecerem seus produtos durante esses eventos, estão proporcionando conveniência aos consumidores, o que potencializa o reconhecimento do negócio e produto, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

O diretor de novos negócios do Grupo Impettus, holding que detém as redes Espetto Carioca, Mané, Buteco Seu Rufino e Bendito, Bruno Gorodicht, comenta o show recente da cantora Madonna, realizado no Rio de Janeiro.

Nas unidades do Espetto Carioca e Mané houve um aumento de 50% no faturamento e um incremento de 30% no fluxo de novos clientes. “A média de consumo por pessoa em dias normais gira em torno de R$ 110,00, e durante o show da Madonna, sentimos um aumento de 50%”, afirma.  

O especialista listou os benefícios da presença de marcas de restaurantes e bares com estruturas em festivais e shows, confira:

Atração do público: os eventos costumam atrair um público diversificado, de fãs a quem vai só acompanhar os amigos na curtição. “A exposição do negócio tem que estar bem organizada, principalmente por se tratar de uma operação diferenciada, com adaptações na estrutura e até no cardápio, avaliando sempre as demandas e expectativas dos presentes, como uma forma de ampliar o alcance e tornar quem ainda não conhece seu negócio um novo cliente”, afirma Gorodicht. 

Marketing e Publicidade: por mais que a grande publicidade e os olhos estejam voltados para os artistas, é a chance de mostrar os diferenciais dos serviços que o bar ou restaurante oferece. “Criar ações interativas, por exemplo, e que realmente se conectem ao consumidor é uma grande oportunidade de aumentar a exposição da marca de forma orgânica até nas redes sociais. Apostar em produtos personalizados, como uma caneca de chope, investir em um espaço instagramável para fotos e na caracterização dos atendentes, tudo isso gera valor agregado e transforma clientes em fãs da marca, que foi apresentada de forma descontraída e amigável”, sugere o executivo. 

Explorando novas opções: a clientela precisa se alimentar e, ao mesmo tempo, não quer perder nenhum minuto do que está acontecendo no festival ou show, então, antes mesmo de acontecer, é importante planejar a forma de oferecer praticidade com qualidade.

“Exemplificando, uma refeição que leva 10 minutos para ficar pronta, pode ser adaptada para uma menor, com isso, reduz o tempo de preparo, do atendimento, do pagamento e, por fim, a entrega. Em muitos casos, permite avaliar a viabilidade de incorporar as novas opções nas unidades fora dos festivais”, diz o diretor de novos negócios do Grupo Impettus.

Geração de receita: a presença de bares e restaurantes em shows e festivais representa uma estratégia eficaz para aumentar as receitas, não apenas durante o evento em si, mas também a longo prazo, ao consolidar a presença da marca no mercado e atrair uma clientela mais ampla.

“Os frequentadores em sua maioria estão dispostos a conhecer novos sabores e conceitos gastronômicos enquanto aproveitam a experiência do evento. Outras oportunidades estão na disposição de produtos adicionais, como bebidas, petiscos e sobremesas, elevando o ticket médio por cliente. A combinação de um bom atendimento com a qualidade dos produtos resultam em uma experiência memorável, o que pode incentivar os visitantes a se tornarem consumidores fora daquele espaço”, finaliza.

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