Economia & Mercado

Descubra qual país está na mira de empresas brasileiras que buscam oportunidades no bilionário mercado de alimentos

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Estratégia de empresas brasileiras é apostar na alimentação saudável  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 22/04/2024, às 12h15 - Atualizado às 12h25


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O mercado de alimentos e bebidas do Canadá está vivenciando um crescimento significativo, com projeções otimistas para os próximos anos. De olho nas oportunidades, exportadores brasileiros irão integrar a comitiva organizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) que participará da Sial, a maior feira do setor na América do Norte, que acontecerá de 15 a 17 de maio em Montréal.

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De acordo com dados copilados pela Marketline, o setor de alimentos e bebidas do Canadá movimentou US$ 101,95 bilhões em 2022 e a expectativa é atingir US$ 145,40 bilhões até o final de 2024. A taxa média de crescimento anual é de 5,41% entre 2024 e 2028 e reflete a dinâmica positiva do segmento.

A projeção para o volume de alimentos comercializados no país deve alcançar 28,53 milhões de toneladas até 2028, com um aumento de 3,8% já previsto para 2025. Este avanço é impulsionado pela diversidade de preferências alimentares dos consumidores canadenses, impactadas pela amplitude de origens dos imigrantes no país.

As tendências de consumo refletem ainda o alto poder de compra e a busca por qualidade por parte dos consumidores. Produtos que priorizam sustentabilidade e praticidade têm ganhado destaque e tendem a moldar o futuro do mercado alimentar do Canadá.

Apostas brasileiras

“Nós temos excelentes produtos e empresas que têm no DNA a sustentabilidade, qualidade, produtos que fazem bem à saúde e, por isso, devemos elevar cada vez mais nossa participação na Sial. A CCBC tem uma expertise grande no mercado canadense, não apenas no setor de alimentos, mas também em outros segmentos da economia... o que gera muitas oportunidades aos nossos empresários locais”, afirma Giancarlo Rocco, diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná.

A Tamarindo Melo Carnes Premium, indústria de carnes bovinas de raças e cortes nobres, é uma das empresas paranaenses que estará na Sial. Ana Carolina Melo Matos Carrara, fundadora da empresa sediada em Londrina (PR), revela que eles recentemente conseguiram certificações de exportação para o Canadá.

“Será a nossa primeira participação no evento e o pontapé inicial para o nosso processo de exportação. Identificamos que o Canadá tem um grande potencial e uma alta demanda por carne moída e, por isso, temos interesse de exportar para lá”, afirma.

A empresária destaca que a qualidade de seus produtos é o grande diferencial para a entrada no mercado internacional. “Todas as nossas carnes são premium, de raças europeias, animais precoces, além de seguirem práticas de manejo que respeitam o bem-estar animal, a sustentabilidade ambiental e o alto padrão de qualidade da carne. Nossa expectativa é iniciar as exportações ainda em 2024. Estamos indo já preparados para isso!”, enfatiza.

Nordeste também marcará presença

A NutriBotanica, empresa que atua na produção de ingredientes naturais concentrados, é especializada na produção de polpa sem o uso de substâncias contaminantes: uma tendência que está perpetuando no mercado canadense.

As fazendas da companhia possuem certificação orgânica e estão estrategicamente localizadas em áreas agrícolas nos Estados Unidos, México e Brasil. A oportunidade de exportar para o Canadá também atraiu a atenção da companhia.

Abertura de mercado e prospecção de negócios

Na edição de 2023, a Sial atraiu mais de 20 mil compradores internacionais que tiveram contato com cerca de 1 mil expositores de 44 países, com potencial para diversos segmentos, incluindo frutas, alimentos, verduras, bebidas e carnes em geral.

A iniciativa da CCBC não deve se limitar à feira em 2024. Ocorrerão também dezenas de reuniões em rodadas de negócio previamente agendadas com compradores, além de visitas técnicas e eventos de networking.

“O Canadá é considerado um grande hub e vitrine para outros mercados e a relação entre Brasil-Canadá nunca esteve tão forte como atualmente. Os números da balança comercial já mostram que o momento é oportuno para produtores brasileiros firmarem novos acordos e parcerias com compradores do exterior”, afirma Ronaldo Ramos, presidente do Conselho Executivo e diretor-presidente da CCBC.

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