Esporte

Olimpíadas Paris: COI se reúne para decidir sobre participação de atletas russos e bielorrussos

Reprodução/Redes Sociais
Participação de atletas russos e bielorrussos acontece sob bandeira neutra e ausência de apoio político na guerra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 19/03/2024, às 11h32   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após o presidente francês Emmanuel Macron cogitar um pedido de um cessar-fogo ao presidente russo Vladimir Putin, durante os Jogos Olímpicos de Paris, a comissão executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) se reúne nesta terça-feira (20) para debater sobre a participação de atletas russos e bielorrussos na competição. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista ao jornal francês Le Monde, o alemão Thomas Bach, presidente do COI, explicou que não há qualquer interação com o Comitê Olímpico russo, suspenso dos jogos. Mesmo assim, os atletas podem participar como indivíduos, sob bandeira neutra, sem qualquer filiação com a nacionalidade. 

Outro requisito para a participação dos atletas russos nas Olimpíadas é não apoiar ativamente a ofensiva russa na Ucrânia, ponto que é verificado duas vezes pelas federações internacionais e depois pelo COI. 

Acompanhe a cobertura do BNews nas Olimpíadas de Paris!

"Um boicote nunca é bem vindo, pois atletas não podem ser responsabilizados coletivamente por atos de seu governo". Porém, "se eles apoiam esses atos, serão sancionados. Se não, eles têm os mesmos direitos que os outros", pondera Bach. 

Thomas Bach ainda compara o conflito entre Israel e Hamas com a situação russa, afirmando que “o Comitê Olímpico israelense não violou a Carta Olímpica”. Ele diz, ainda, que ambas as nações já manifestaram interesse em participar dos Jogos de Paris 2024. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp