Esporte

Quanto tempo: Bahia lança filme reflexivo sobre combate à LGBTfobia; assista

Reprodução/EC Bahia
Para além do futebol, Bahia lança filme reflexivo sobre Combate à LGBTfobia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/EC Bahia
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 17/05/2024, às 20h58



Com o título “Quanto tempo lhe resta?”, o Esporte Clube Bahia lançou um filme em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado nesta sexta-feira (17). Mantendo o discurso progressista e de vanguarda, o clube protestou contra as mortes de pessoas trans e travestis no Brasil.

➡️ Receba as notícias do Bahia no canal do BNews pelo WhatsApp

No filme divulgado pelo Bahia, foram utilizadas pessoas do público LGBTQIA+ associando ao tempo que faltam para cada uma completar 35 anos de vida – por isso a palavra “contratempo” aparece em destaque no início do vídeo.

No dicionário Oxford Languages, essa palavra significa "circunstância ou incidente inesperado, que impede ou contraria o curso de um acontecimento, de um projeto". Porém, a maioria das pessoas vítimas de transfobia mal chegaram aos 35 anos de idade.

🎥 Assista ao filme:

Segundo o Dossiê Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras", da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil é o país que mais mata pessoas trans e travestis no mundo pelo 15º ano consecutivo. A região Nordeste concentra 36% dos casos.

Em 2023, 155 pessoas trans foram mortas no Brasil, sendo 145 por assassinato e 10 suicídios após sofrer violências ou devido à invisibilidade trans. Comparado com 2022, quando aconteceram 131 mortes, os números registraram aumento de 10,7%.

🎥  Confira abaixo o programa Arena BNews, edição desta sexta-feira (17):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp