Política

Arthur Lira já tem data e nome para anunciar possível sucessor; saiba quem

Bnews - Divulgação Billy Boss / Câmara dos Deputados / Divulgação / ALEPE / Arquivo BNews / Joilson César / Dinaldo Silva
Ao todo, quatro nomes disputam a sucessão de Arthur Lira na Presidência da Câmara  |   Bnews - Divulgação Bnews - Divulgação Billy Boss / Câmara dos Deputados / Divulgação / ALEPE / Arquivo BNews / Joilson César / Dinaldo Silva
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 14h49 - Atualizado às 14h51


FacebookTwitterWhatsApp

Com dois baianos na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados, o atual comandante da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP) já sinalizou aos aliados que tem data e nome para anunciar o possível sucessor.

Elmar Nascimento (UB) e Antônio Brito (PSD), estão com os nomes no páreo, mas Lira garantiu acabar com as expectativas no próximo dia 30 de setembro, quando o pepista pretende anunciar quem ele apoiará oficialmente na sucessão da Presidência da Casa.

De um lado, Antônio Brito conta com o apoio de muitos partidos e carrega a imagem de “escudo” contra eventuais pedidos de impeachment contra o presidente Lula (PT). Do outro, Elmar é visto como o favorito do atual comandante da Casa, que inclusive o acompanhou em comitiva durante carnaval de Salvador deste ano.

Divulgação

No entanto, além dos baianos, corre por fora também o nome do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, apontado como principal ameaça a Elmar.

Apesar dos nomes postos, Lira ainda precisa buscar o consenso entre aliados. Diante da proximidade com Elmar, aliados de Lira tem o aconselhado sobre a possibilidade de o presidente da "Casa Baixa" ficar 'desidratado' conforme aconteceu com o seu antecessor, o Rodrigo Maia (PSDB).

Os mesmos aliados indicam que, ao insistir nessa candidatura, Arthur Lira pode ser derrotado nas eleições. O ponto que pode levar a essa dor de cabeça é o fato de que poderia haver uma aliança da 'oposição' para derrotá-lo. Esse núcleo seria preenchido por Marcos Pereira, Antonio Brito e Isnaldo Bulhões (MDB), também candidato ao posto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp