Saúde

Atendimentos por suspeita de Covid aumentam em hospitais privados, aponta pesquisa

Reprodução/ Pixabay
Levantamento revelou que os registros de casos de suspeita da doença cresceram 84% em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Pixabay

Publicado em 22/10/2023, às 16h29   Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) revelou que, nos últimos 15 dias, 84% dos hospitais privados de São Paulo tiveram aumento no número de atendimentos de pacientes com suspeita de Covid em seus pronto socorros. A informação é do portal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo os dados do levantamento, baseado em respostas de 81 hospitais privados do interior de São Paulo e capital, feito entre os dias 10 e 19 deste mês, quando os pacientes são testados, 68% dos estabelecimentos de saúde informam que o crescimento dos casos de Covid fica entre 11% e 20% no pronto atendimento. 

De acordo com a pesquisa, em leitos UTI, 92% dos hospitais relatam 5% de aumento nas internações, com tempo médio de permanência de até quatro dias. Em 76% dos hospitais, houve crescimento nas internações por coronavírus, e o tempo médio de internação em leito clínico é de 5 a 10 dias. 

A pesquisa ainda destacou a predominância da doença em pacientes de todas as faixas etárias. 

Uma das hipóteses levantadas pelo SindHosp para o aumento do número de casos registrados é a circulação de novas variantes do vírus. Em agosto, a nova variante Éris foi identificada no Brasil

O Brasil já acumula 706.276 mortes pela doença desde o início da pandemia, em 2020, e o Ministério da Saúde tem reforçado a importância de manter a vacina contra a doença em dia. A medida é a principal estratégia de prevenção do vírus. Ao todo, foram notificados 37.858.614 casos confirmados em todo o país. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp