BNews Agro

Bahia Farm Show: Fundação Bahia e Embrapa lançam cultivares de soja e algodão durante 16ª edição do evento

O objetivo principal é atender as demandas do produtor rural do cerrado brasileiro na resolução de problemas no campo  |  Divulgação

Publicado em 02/06/2022, às 17h17   Divulgação   Redação BNews

A Fundação Bahia e Embrapa realizaram na última quarta-feira (1º), o pré-lançamento das cultivares transgênicas de soja BRS 8383IPRO e algodão BRS 437B2RF, durante a 16ª edição da Bahia Farm Show. As cultivares são o resultado de programas de melhoramento feitos por meio de pesquisas. O objetivo principal é atender as demandas do produtor rural do cerrado brasileiro na resolução de problemas no campo.

De acordo com os responsábeis pelas cultivares, a BRS 437 B2RF é resistente à mancha de ramulária, a doença azul, bacteriose e mosaico comum. Já a BRS 8383IPRO, é resistente a mancha olho de rã, pústula bacteriana, dentre outras doenças.

Leia também: Bahia Farm Show 2022 deve gerar mais de R$ 2 bilhões em volume de negócios, estima diretor

Segundo os dados apresentados pelo representante de Desenvolvimento de Mercado da Fundação BA, Márcio Robério, a cultivar de algodão possui fibra de alta qualidade e elevada produtividade, com um potencial produtivo de 6.015 quilos por hectare de algodão em caroço e 2.425 quilos por hectare de pluma. Já a cultivar de soja, além de apresentar eficiência fisiológica e sanidade, tem elevado potencial produtivo, acima de 5 mil quilos por hectare nas regiões de adaptação.

Durante o evento de pré-lançamento, o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, falou sobre o trabalho das equipes de pesquisas coordenadas pelo chefe geral da Embrapa Cerrado, Sebastião Pedro da Silva Neto. “Eu sempre fui admirador da Embrapa, porque sei o que foi a agricultura há 40 anos atrás. Conseguimos ótimos resultados com as pesquisas relacionadas à soja, tenho certeza que no algodão não vai ser diferente. Parabéns e muito obrigado pela parceria”, pontuou.

Os resultados dos trabalhos podem ser conferidos na vitrine e no estande da Embrapa instalados na Bahia Farm Show, até o próximo sábado (4), último dia do evento. Até lá o público poderá conhecer também as novidades em máquinas, insumos e implementos destinados ao segmento do agronegócio.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags pesquisas norte e nordeste feira embrapa bahia farm show lem cultivares transgênicas Fundação Bahia

Leia também


Bahia Farm Show apresenta novo pavilhão coberto com foco em tecnologias de menor porte


Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária leva mais de dois mil produtos para a Bahia Farm Show


Bahia Farm Show: Ministro Marcos Montes exalta agricultura familiar e diz que evento o incentiva a trabalhar