☰
✕

BNews Agro

Bahia intensifica alertas em todos os municípios por conta do El Niño; temperatura pode chegar a 41ºC

Governo baiano envia alertas por WhatsApp para 417 municípios, visando prevenir os efeitos do El Niño e orientar a população  |  Reprodução

Publicado em 11/10/2026, às 18h57   Reprodução   Lucas Pacheco

O Governo da Bahia está ampliando as ações de prevenção aos efeitos do El Niño. O executivo baiano passou a enviar alertas por WhatsApp à população dos 417 municípios do estado, por meio do portal ba.gov.br. A iniciativa envolve a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Os municípios foram divididos em três níveis de prioridade: 142 estão na primeira faixa, 150 na segunda e 125 na terceira. Essa estratégia permite direcionar a comunicação conforme as necessidades identificadas, assegurando a cobertura de todo o território baiano e atenção especial às localidades mais vulneráveis às condições climáticas adversas.

A mobilização ocorre diante da previsão de calor intenso e baixa umidade do ar divulgada pelo Inema. Em áreas do centro-oeste baiano, as temperaturas podem ultrapassar os 41 °C, enquanto a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 15%. O cenário eleva os riscos de incêndios florestais e de problemas de saúde. A previsão também aponta temperaturas acima da média ao longo do trimestre, sob influência do El Niño.

Os avisos têm caráter preventivo e incluem recomendações para enfrentar o calor extremo, os baixos índices de umidade e o risco de incêndios. A iniciativa integra as medidas adotadas pelo governo estadual para reduzir os impactos do fenômeno climático, ampliar o acesso a informações regionalizadas e orientar a população sobre como agir diante de situações de risco.

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiacalorEl Niñogovernomeio ambienteproteçãoRecursos hídricos

Leia também


Bahia adota medidas de prevenção contra o El Niño


El Niño: Município baiano decreta restrições no uso da água em propriedades rurais por conta da seca