BNews Agro

Cresce número de doenças provocadas pelo uso de agrotóxicos; veja índices

Agrotóxicos em lavouras causaram mais enfermidades em 2022  |  Divulgação / Pixabay

Publicado em 29/08/2023, às 12h21 - Atualizado às 12h40   Divulgação / Pixabay   Cadastrado por Verônica Macêdo

Em 2022, 193 pessoas foram contaminadas pelo uso de agrotóxicos em lavouras do Brasil, o que configura um aumento de 171% em relação a 2021. A saúde de cerca de 7 mil famílias em 13 estados foi comprometida com o uso dos defensivos agrícolas, através da pulverização aérea, atualmente, também realizada por meio de drones.

Esses são dados levantados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). Vale ressaltar que o Ceará é o único estado que proíbe esse tipo de aspersão. O segmento é fiscalizado pela Agência Nacional de Aviação Civil e pelo Ministério da Agricultura.

Em maio do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Ceará, que proíbe a técnica das aplicações de agroquímicos, argumentando que, de acordo com pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, apenas 32% dos agrotóxicos pulverizados por aviões ficam retidos nas plantas: 49% vão para o solo ou corpos de água e 19% atingem áreas vizinhas.

Ainda segundo o estudo da Embrapa e perícias internacionais, “a nuvem de veneno, pode alcançar entre 10 km e 30 km da faixa de voo onde os produtos são aplicados”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf doenças ministério da agricultura veneno embrapa agrotóxicos agronegócios pulverização agro cpt lavouras agroquímicos agência nacional de aviação

Leia também


Saiba onde fica a primeira faculdade de agronegócio do Brasil


Saiba quais frutas são responsáveis pelo crescimento da produção no RN