BNews Agro

Saiba quais frutas são responsáveis pelo crescimento da produção no RN

Divulgação / Pixabay
RN é responsável por 95% das exportações de frutas brasileiras  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 28/08/2023, às 10h13 - Atualizado às 10h36   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O estado do Rio Grande do Norte (RN) é responsável por 95% das exportações de frutas brasileiras. Dentre elas, destacam-se: o melão, mamão e manga e a melancia. Esta última é o carro chefe da produção local.

De acordo com reportagem do Notícias Agrícolas, a fruticultura é a principal atividade agrícola do estado potiguar e impulsionou a economia regional com geração de empregos e de renda, além de imprimir ao local relevância nos cenários nacional e internacional do agronegócio.

"Basicamente 100%, ou 95% do melão exportado hoje e uma boa parte da melancia exportada pelo Brasil vêm do Rio Grande do Norte e Ceará. Existe muita demanda, existem alguns destinos de longa distância que, por razões logísticas, a gente não consegue ainda alcançar com grandes volumes, mas com a evolução da tecnologia e um trabalho persistente, eu não tenho dúvidas de que o melão e a melancia do Rio Grande do Norte logo, logo vão estar nos países asiáticos e vão avançar", explica Jorge de Souza, Gerente Técnico de Projetos da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).

Segundo Fábio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX/RN), a única fruta que o mercado chinês permite entrar no país, a partir do Brasil, é o melão de Mossoró, que desfruta da identificação geográfica. 

"A capacidade de investimento público do estado é muito pequena e com a fruticultura irrigada a gente capta, todo ano, R$ 1 bilhão de recursos de outros países, sendo investidos aqui, no Rio Grande do Norte. Geram empregos, negócios, oportunidades e fazem com que, através dessas exportações, a gente consiga investir em tecnologia, aumentar a área irrigada e trazer conhecimento do mundo, de Israel, da Espanha, dos Estados Unidos. Hoje, temos quatro empresas espanholas produzindo frutas no Rio Grande do Norte, uma empresa canadense e outras que, há 20 ou 25 anos, tinham saído do Rio Grande do Norte e ido para o Ceará, retornando, agora, ao estado", afirma o secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp