BNews Agro

Cultura do sorgo desponta na agropecuária brasileira

Divulgação / Pixabay
Sorgo é uma das maiores lavouras do país; saiba mais  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 23/08/2023, às 10h20 - Atualizado às 11h22   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Cultivo do sorgo granífero está em ascensão no Brasil. Em 2023, a lavoura obteve um crescimento significativo de 22,3% na área plantada e uma estimativa de produção 34% superior a da safra do ano anterior.

Esses são dados coletados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de junho de 2023, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que destaca o sorgo como um das espécies com maior potencial na agropecuária nacional.

No país, Goiás se sobressai como “polo de excelência na produção de sorgo, respondendo por impressionantes 44% do volume total da produção nacional. Em Mato Grosso, além de se consolidar como uma opção altamente vantajosa na suplementação de gado, a variedade local de sorgo demonstrou um aumento expressivo em sua área de cultivo, alcançando uma média de produtividade de 2,7 quilos por hectare(ha)”, explica Willian Sawa, pós-graduado em nutrição vegetal, em reportagem do Canal Rural.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, após análise de 35 diferentes culturas agrícolas em um único ciclo, detectou que a área plantada com sorgo aumentou de 1.030.866 ha em 2022 para 1.260.355 ha, em 2023, enquanto a produção saltou de 2.850.368 para 3.818.734 toneladas no mesmo período. A investigação também pontua que esse ganho representa uma alta de 9,6% na produtividade média, que passou de 2.765 kg/ha para 3.030 kg/ha.

Sendo assim, o plantio da espécie lidera o ranking de aumento na produção agrícola, em conseqüência das vantagens que a cultura apresenta sobre outras lavouras, a exemplo do milho, trigo e da soja. Dentre elas, estão: clima favorável, investimento dos produtores para melhorias do manejo e avanços genéticos, que resultaram em variedades de sorgo com maior produtividade.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp