BNews Agro

Governo Federal faz ajustes no Desenrola Rural; entenda

O CMN regulamentou as condições para liquidação de operações de crédito rural  |  Governo Federal

Publicado em 28/06/2026, às 19h20   Governo Federal   Lucas Pacheco

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fez ajustes, nesta quinta-feira (25), no programa Desenrola Rural e publicou uma resolução regulamentando condições para liquidação de operações de crédito rural contratadas por meio do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária (Procera). 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O documento autoriza a concessão de desconto de 80% sobre o saldo devedor oriundo do recálculo das operações que tinham saldo superior a R$ 10 mil em 27 de dezembro de 2013. Além disso, será aplicado um abatimento fixo de R$ 2 mil por mutuário.

Outra medida adotada também é que o saldo devedor restante será recalculado com incidência de taxa efetiva de juros de 1,15% ao ano, em substituição aos encargos financeiros originais dos contratos. 

De acordo com o Ministério da Fazenda, essas novas regras se aplicam às operações contratadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). O Desenrola Rural está reaberto até 20 de dezembro de 2026.

A resolução também fixa critérios específicos para contratos firmados por cooperativas, associações, além de contratos coletivos, estabelecendo as diretrizes para o cálculo do saldo devedor em cada modalidade.

Classificação Indicativa: Livre


Tagspolíticadívidasjurosagricultura familiarDesenrola Rural

Leia também


Seagri firma parceria com instituições bancárias para mapear linhas e operações de crédito rural na Bahia; entenda


'Desenrola Rural' vira aposta de Lula para diminuir preços dos alimentos; saiba detalhes