BNews Agro

Ministério anuncia investimento milionário destinado à reforma agrária; saiba detalhes

Investimento devem ser voltados para áreas de reforma agrária  |  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Publicado em 12/01/2025, às 13h27   Rafa Neddermeyer/Agência Brasil   Publicado por Vagner Ferreira

O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, anunciou um aporte de R$ 700 milhões para a compra de terrenos voltados para à reforma agrária, que deverão ser distribuídos a famílias que estão previamente cadastrados e vivem em situações de assentamentos.

De acordo com informações da CNN Brasil, o investimento foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira semana de janeiro e deve ser anunciado ainda este mês. “O programa já está acelerado. Houve um despacho com o presidente na última quarta feira para o lançamento”, disse o ministro Paulo Teixeira.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O início do projeto deve ser acelerado após o caso em que duas pessoas foram mortas devido a ataques em um assentamento em Tremembé, em São Paulo. 

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tem feito uma série de críticas ao governo Lula devido à falta de novas medidas em relação à reforma agrária, e ainda, ao fato do presidente não ter cumprido agenda em assentamentos durante o ano de 2024. Os líderes cobraram, em dezembro, a assinatura de novos decretos de desapropriação de áreas. 

O governo deve lançar também, ainda em janeiro, o programa ‘Desenrola Rural’, que está ainda sob análise do Ministério da Fazenda, e que visa fazer com que as dívidas dos agricultores sejam renegociadas. A medida prevê acordos com descontos, retirada do ‘score’ negativo e possibilidade de consultas de dívidas privadas para fins de crédito agrícola.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsLulainvestimentocréditoministério da fazendaagricultoresbnewsagrodesenrola brasil

Leia também


Café da manhã e almoço ficam mais caros com alta da inflação de alimentos e bebidas; confira índices


Projeto de irrigação com pivôs centrais no Oeste da Bahia terá aporte milionário; saiba detalhes