BNews Agro

Produção de grãos deve superar os 13 milhões de toneladas

Os dados são do 5º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)  |  Divulgação / Confederação Nacional da Agropecuária

Publicado em 13/02/2023, às 10h04   Divulgação / Confederação Nacional da Agropecuária   Cadastrado por Bruno Guena

A produção de grãos na Bahia deve superar os 13 milhões de toneladas na safra 2022/2023, um aumento de 8,5% em relação ao ciclo anterior. Já a área plantada está estimada em 3,7 milhões de hectares, indicando expansão de 3,5% em relação a 2021/2022.

A produtividade média também deve crescer 4,8%, indicando resultados de 3.477 kg/ha. Os dados são do 5º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na análise por cultura, verifica-se que o clima registrado propiciou boas condições para o desenvolvimento da cultura de milho. A produção total do grão está estimada em mais de 4 milhões de toneladas, um significativo aumento de 20,2% em comparação ao exercício anterior. O cereal é cultivado por toda a Bahia, com diversificados perfis de manejo.

Já o algodão deverá ter uma produção de 600 mil toneladas de pluma, um aumento de 15,3% em relação à safra anterior. Na Bahia, os cultivos da fibra estendem-se pelas mesorregiões centro-sul, Vale do São Francisco e extremo-oeste. A manutenção das condições climáticas, com precipitações regulares em janeiro, tem propiciado boas condições para o desenvolvimento da cultura, e a finalização do plantio está prevista para fevereiro.

A soja tem previsão de uma colheita de 7,48 milhões de toneladas, aumento de 2,8% em relação à safra anterior. As chuvas regulares ocorridas em janeiro foram favoráveis para o desenvolvimento da oleaginosa.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia aumento produção soja grãos bnews-agro

Leia também


JOVEM PAN: Saiba quanto a emissora deixou de receber após campanha de desmonetização; valores surpreendem


Praia em Salvador amanhece com mau cheiro e assusta moradores e turistas


Petrobras abre edital de R$ 432 milhões para projetos socioambientais