BNews Folia

Tinoco diz que espera presença de titular da Sesab em nova audiência sobre realização do Carnaval

Reunião acontece nesta terça (23), na Câmara Municipal. Presidente da Comissão Especial de Retomada dos Eventos de Salvador, Tinoco conta que irá até São Paulo na próxima quarta-feira (24). Na ocasião, se reunirá com o secretário de administração regional, designado, por decreto da prefeitura da capital paulista, para coordenar o carnaval de rua da cidade  |  Vagner Souza / BNews

Publicado em 22/11/2021, às 10h32   Vagner Souza / BNews   Luiz Felipe Fernandez e Marcos Maia

O presidente da Comissão Especial de Retomada dos Eventos de Salvador, o vereador Claudio Tinoco (DEM), disse que espera que a secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Tereza Paim, participe de nova audiência que será realizada, sobre a realização do Carnaval 2022, na Câmara Municipal, a partir das 9h da próxima terça-feira (23).

Tinoco conversou com o BNews na manhã desta segunda-feira (22) durante evento que marcou o início da distribuição de absorventes higiênicos para estudantes da rede municipal pela prefeitura de Salvador. “Não posso antecipar o resultado [da audiência]. A minha expectativa é de que a secretária Tereza Paim apareça", diz.

Segundo ele, a titular da pasta, que tem engrossado o coro daqueles que pregam cautela quanto à realização da festa, foi convidada com antecedência para o encontro. "É muito importante, pois precisamos levar em consideração a recomendação do Conselho Estadual de Saúde. O próprio presidente também foi convidado", continua. 

O edil conta também que, em nome da comissão, irá até São Paulo na próxima quarta-feira (24). Na ocasião, se reunirá com o secretário de administração regional, designado, por decreto da prefeitura da capital paulista, para coordenar o carnaval de rua da cidade.

Ele explica que a visita tem o intuito de conhecer o que vem sendo feito pelos paulistas, desde outubro, para viabilizar a realização do que eles pretendem que seja “o maior carnaval de rua” de sua história.

"Cidade que já assinou contrato de patrocínio, que já contratou uma fundação para auxiliar o planejamento dos circuitos, mas que condicionou aos indicadores da pandemia que vão ser aferidos mais à frente", destaca. Essa visita, mais as informações da audiência marcada para esta terça, resultará em um segundo relatório.

O documento deve ser submetido à aprovação dos demais membros da comissão na próxima segunda-feira (29). Sendo aprovado, uma coletiva de imprensa deve ser realizada para divulgação de mais detalhes.

"Para a audiência de amanhã, inclusive, nós já ganhamos o reforço para da Comissão do Carnaval. Ou seja: mais vereadores estão se juntando à Comissão Especial - que é composta por nove. A gente começa a ganhar, digamos assim, uma representatividade muito maior do ponto de vista do posicionamento para a próxima semana", avalia.

Tinoco ainda defendeu que as manifestações do último domingo (21), pela realização do carnaval, "independente da dimensão que tiveram", tem legitimidade, e destacou que cordeiros, baianas, ambulantes, mototaxistas e outras categorias precisam de uma resposta - positiva ou negativa - a respeito da realização da festa. 

"Que não seja o sim ou o não. A resposta poderá ser, no âmbito da comissão, a indicação de um auxílio específico para essas categorias e um edital de cultura específico para o carnaval - para contemplar aquelas entidades carnavalescas que por ventura não tem condição de fazer festas fechadas", concluiu.

Leia Também

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 10,12%

Jovens arremessam gato no meio de estrada movimentada e filmam tudo às gargalhadas; assista

Gilmar Mendes, do STF, determina que detentos do Presídio de Serrinha tenham banho de sol diário

Classificação Indicativa: Livre


Tags Câmara Municipal São Paulo Sesab audiência espera claudio tinoco visita sobre que terça-feira titular nova diz realização presença bnews 9h tereza paim carnaval 2022