BNews Pet

É oficial! País proíbe raça famosa de cães e mais de 200 pets podem ser sacrificados; saiba detalhes

Raça famosa de cães passa a ser proibida em país a partir de 31 de dezembro de 2023  |  Luis Negron/Pexels

Publicado em 04/12/2023, às 15h10   Luis Negron/Pexels   Milena Ribeiro

Vários ataques graves envolvendo a raça american bully XL fizeram com que esses animais fossem proibidos no Reino Unido, que resolveu baní-la na Inglaterra e no País de Gales. A decisão foi confirmada na última terça-feira (28).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

O governo britânico publicou no site oficial que as alterações na lei vão ser implementadas gradualmente ao longo de vários meses, contudo, já a partir de 31 de dezembro de 2023, será ilegal realojar, vender, comprar ou transferir um cachorro dessa raça para outra pessoa.

A proibição vale apenas para os american bullies XL, que podem chegar a pesar mais de 60 kg. A outras três espécies caninas, standard, pocket e clássico não sofrerão nenhuma restrição.

A lei ainda prevê que, a partir de 1º de fevereiro de 2024, será ilegal ser tutor de um cão dessa raça, exceto se for solicitado um registro no Índice de Cães Isentos, onde é necessário cumprir um conjunto rigoroso de regras, até ao fim de janeiro. Entre as determinações, está manter os cachorros amordaçados, castrados, microchipados e mantidos na coleira o tempo todo enquanto estiver em público.

Outras raças de cães também são proibidas no Reino Unido, como pit bull, tosa inu, dogo argentino e o fila brasileiro.

Eutanásia

O governo ainda está oferecendo 200 libras (cerca de R$ 1.250, segundo a cotação atual) para os tutores que optarem por sacrificar seus american bullies XL, já que quem não cumprir a lei terá seu animal apreendido e receberá uma multa ilimitada.

A emissora britânica, Sky News, revelou que 246 cães dessa raça, que vivem em centro de resgate e abrigos, devido à regra, poderão ser sacrificados após o dia 31 de dezembro. Isso deve acontecer pois os animais não poderão ser vendidos e nem realojados.

A decisão é correta?

Muitos moradores do país têm criticado a decisão do governo e levantaram dúvidas sobre a real eficácia da norma. Eles argumentaram que pode ser difícil definir a raça e pontuaram que é necessário fica mais atento aos tutores de cães perigosos, do que aos próprios animais.

A definição oficial divulgada pelo governo descreveu os animais como possuindo uma cabeça "pesada, grande e larga" e um focinho "bloco ou ligeiramente quadrado". Ainda disse se tratar de um cachorro "muito musculoso" com um "corpo grande e atarracado, dando a impressão de grande força para o tamanho".

Classificação Indicativa: Livre


Tags Reino Unido proibição inglaterra País de Gales pet animal de estimação BNews Pet raça de cães american bully xl

Leia também


Cachorro católico acompanha missa fica famoso na web: "Coroinha"; assista


Proibidos! Saiba quais as raças de cachorros que não podem pisar em solo brasileiro


Cachorro ataca mulher e ela surpreende ao dizer o que fez com o pet; assista