Cidades

Moradores de Valença estão sem água há mais de uma semana

Problema foi causado por uma bomba quebrada na enchente  |  

Publicado em 08/12/2013, às 08h54      Priscila Chammas

A cidade de Valença, no sul da Bahia, está sem água a cerca de uma semana. "Estou saindo pra tomar banho na casa de minha sogra, em Itaperoá", contou o morador Roberto Maia, que é dono do site Portal de Valença. O vice-presidente do DEM na Bahia, Heraldo Rocha, conta que foi procurado por diversos moradores do município para se queixar do problema. O ex-deputado estadual, cuja esposa é natural da cidade, promete acionar o Ministério Público caso a prefeitura não tome uma providência.


O Bocão News procurou o Serviço Autônomo de Água e  Esgoto (SAAE), órgão municipal que cuida do abastecimento, mas, por ser sábado, nenhum responsável se encontrava no local. A atendente de prenome Elisabeth explicou que a falta d´água começou depois da enchente causada pela chuva, no dia 28 de novembro. "O rio subiu demais, alagou tudo e queimou a bomba. Tivemos que esperar a enchente diminuir para consertar, e isso levou 24 horas", contou.

Segundo ela, o tempo que a bomba ficou quebrada foi suficiente para baixar sensivelmente o nível dos reservatórios da cidade, que não conseguiram mais se recompor devido à alta demanda dos moradores. Para amenizar o problema, a prefeitura está realizando "manobras de água", que consiste em desligar o fornecimento temporariamente em alguns bairros, para abastecer outros, invertendo o fornecimento em seguida.  A atendente garantiu ainda que nos próximos dias a situação irá se regularizar. 

Postada às 14h06 do dia 07 de dezembro

Classificação Indicativa: Livre


Tags bomba Valença enchente falta d´água