Cidades

PF mira prefeitura baiana por fraude em processo de compra de testes de Covid

O processo de compra da prefeitura baiana beneficiava uma única empresa, de acordo com a PF  |  Divulgação/PF

Publicado em 16/08/2022, às 10h35   Divulgação/PF   Redação BNews

Policiais federais estiveram na manhã desta terça-feira (16) nas dependências da prefeitura da cidade de Nova Soure durante uma operação para desarticular um esquema de fraude em dispensas de licitação para compra de testes de detecção de Covid-19. A Polícia Federal afirma que durante o processo uma única empresa foi beneficiada.

“A investigação detectou, até o momento, que a prefeitura de Nova Soure utilizou-se de procedimentos ilegais, a partir de cotações apresentadas por empresas vinculadas entre si e em suposto conluio, com o fim de viabilizar a aquisição de 2.550 testes rápidos por um total de R$ 203.355,00, no ano de 2020”, informou a PF em nota.

A PF detectou que a prefeitura de Nova Soure utilizou-se de procedimentos ilegais (Foto: Divulgação/PF)

 

As investigações da operação denominada “Ajuste” contam com fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU). O órgão apontou alterações do quadro societário das empresas envolvidas, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa.

No total, os policiais federais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em Nova Soure, Alagoinhas e Lauro de Freitas.

Feira na mira

Neste mês, a prefeitura de Feira de Santana também foi alvo de uma operação da PF, que investigou irregularidades na contratação da empresa do ex-secretário de Saúde do município, Marcelo Britto, para realizar consultoria em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por valores superfaturados.

Britto foi afastado do cargo, assim como o secretário de governo, Denilton Pereira de Brito, apontado como o responsável pela contratação da empresa do colega. Eles vão responder pelos crimes de peculato e de superfaturamento de licitação mediante a inexecução completa do contrato.

Os policiais federais cumpriram sete mandados mandados de busca e apreensão na segunda maior cidade do estado, além de Salvador e São Paulo. 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags investigação PF fraude compra licitações Nova Soure procedimento testes de covid prefeitura baiana

Leia também


O que se sabe sobre a mulher morta e enterrada em quintal na Bahia


Pastor e esposa morrem em acidente a caminho de evento religioso na Bahia


Suposta filha de juíza pede pra PMS estacionarem carro e afronta militares com negativa; veja