Cidades

Rio Cachoeira sobe mais 3,5 metros e Itabuna registra alagamentos

O rio já alcançou nove metros de aumento, após a elevação começar na quinta-feira (1°)  |  Divulgação/Prefeitura de Itabuna

Publicado em 03/12/2022, às 07h21   Divulgação/Prefeitura de Itabuna   Cadastrado por Pedro Moraes

O Rio Cachoeira apresentou uma elevação de nove metros no nível da água na cidade de Itabuna, situada no sul da Bahia, até a noite desta sexta-feira (2). Em função da situação, o município apresentou alagamentos na sede e na zona rural. De acordo com a Defesa Civil, até o momento o município baiano não teve nenhuma vítima.

Ainda conforme o órgão, o aumento ocorreu devido às chuvas nas cabeceiras dos rios que compõem a bacia do Cachoeira formada por: Piabanha, Salgado e Colônia. No período da tarde, o rio teve um aumento de 5,5 metros. No geral, três metros desse valor foram notificados somente na última quinta-feira (1º).

O aumento tem despertado alertas em entidades e moradores da região, pois o rio atua diante de Itabuna. Como resultado, a sua cheia provocou alagamentos nas ruas da cidade durante os temporais de dezembro do ano passado.

De modo geral, a sede de Itabuna registrou um aumento de 151 milímetros de chuva apenas em 12, na última sexta. Ao g1, o diretor da Defesa Civil da cidade, Caíque Brito, revelou que foram  registrados mais de 200 milímetros de acumulado de chuva no Piabanha apenas nas últimas 24 horas.

A cidade de Arataca, nas redondezas do rio, precisou inclusive ficar isolada. Ainda conforme o gestor, a chuva registrada na cabeceira do Rio Piabanha é superior a do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Itabuna chuvas metros nível Rio Cachoeira

Leia também


Mais de 60 mil pessoas são vítimas das chuvas no interior da Bahia


Rui Costa toma decisão após enchentes no interior da Bahia


Defesa Civil emite alerta para previsão de chuva na Bahia e outros três estados