Coronavírus

Mãe diz que filho autista foi discriminado na Perini da Pituba por retirar máscara; flexibilização é permitida

No mesmo dia do ocorrido, o prefeito ACM Neto anunciou a flexibilização do uso de máscara para pessoas com autismo em Salvador  |  Reprodução/Google Street View

Publicado em 09/06/2020, às 20h53   Reprodução/Google Street View   Redação BNews

Uma mãe denunciou em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (8) uma discriminação que teria sido sofrida por seu filho, que faz parte do espectro autista, na unidade da Perini da Pituba. Segundo ela, funcionários não permitiram que o garoto retirasse a máscara - o que é permitido por decreto municipal.

"Expliquei a razão e, mesmo assim, mais e mais funcionários vieram exigir que ele ficasse de máscara, fizeram comentários desagradáveis, se recusaram a me dar atenção e entender que aquela não era uma situação comum", escreveu Margareth Ayres, em seu perfil no Instagram.

No mesmo dia do ocorrido, o prefeito ACM Neto anunciou a flexibilização do uso de máscara para pessoas com autismo em Salvador. O pedido foi feito ao prefeito no final do mês passado pelo deputado federal João Roma (Republicanos), que atendeu a uma reivindicação da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA).

“Quando a família precisar sair de casa, quando tiver que sair, haverá uma exceção, uma compreensão específica para o caso de qualquer pessoa com autismo, de qualquer grau. Essa era uma demanda das famílias, que nós prontamente decidimos incorporar como decisão da prefeitura”, afirmou Neto, durante entrega de doações para a AMA.

Segundo Margareth, a gerente do estabelecimento ligou para se desculpar, mas não foi o suficiente. "O mundo inteiro passa por um momento tão delicado, onde se está falando tanto de respeito ao próximo, e aí me aparece uma empresa que não sabe tratar um ser humano com o mínimo de dignidade que merece; dando espaço a funcionários boçais que não sabem ao menos ouvir uma cliente. Triste".

Na própria publicação, o perfil oficial da Perini no Instagram respondeu, afirmando que "está constantemente atuando internamente para reforçar com todo o seu time, em todas as suas lojas, a necessidade de cumprimento das determinações e orientações das autoridades competentes".

A empresa informou que irá apurar internamente os fatos narrados.

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