Coronavírus

Bahia recebe nesta quinta (8) mais de 280 mil doses da vacina contra Covid-19

Imunizantes serão distribuídos ainda hoje para cidades do interior  |  Fernando Vivas/GOVBA

Publicado em 08/04/2021, às 08h00   Fernando Vivas/GOVBA   Nilson Marinho

A Bahia vai receber na manhã desta quinta-feira (8) mais de 280 mil doses da vacina contra a Covid-19.  A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, durante entrevista à TV Record Itapoan.

No processo de distribuição para cidades do interior, a pasta vai seguir o critério determinado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada no mês passado. O acordo é de que apenas aqueles municípios que utilizaram 85% ou mais das primeiras doses da vacina vão receber um número maior de imunizantes.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

“Esse critério não foi flexibilizado de forma alguma. Nós vamos analisar, às 8h, quem preencheu tudo. Quem tiver [utilizado] mais de 85% recebe, quem não tiver, receberá apenas 50%, o restante será entregue para as cidades que utilizaram mais de 90% das doses”, explicou. 

O secretário afirmou que a aplicação da segunda dose tem sido mais fácil em cidades menores. Nos grandes centros, a maior dificuldade enfrentada pelos municípios é a conclusão do processo de vacinação.

Em Salvador, até o dia 31 de março, 3,5 mil pessoas não haviam comparecido aos pontos de imunização para receber a segunda dose. O intervalo de aplicação da CoronaVac, uma das mais aplicadas no estado, é de 28 dias. 

“Nas cidades menores isso [aplicação da segunda dose] é mais fácil, os agentes comunitários vão nas casas, as pessoas se conhecem, não é tão complexo como em uma metrópole com milhões de pessoas morando em bairros de difícil acesso, isso é apenas uma questão de tempo”, completou Fábio.

Matérias relacionadas:

Donos de bares apontam risco de falência com proibição de venda de bebidas

Salvador registra 747 casos de Covid-19 e 61 mortes em 24 horas

Bahia bate recorde de mortes por covid-19 em 24 horas com 189 óbitos

Classificação Indicativa: Livre


TagsBahiainteriorvacinacidadesFábioAplicaçãobnewscovid-19coronavac