Coronavírus

Pacientes esperam até dez horas por atendimento nas UPAs de Salvador

Foi possível ver pessoas deitadas na calçada e pacientes desmaiando por não aguentarem mais de dor  |  Reprodução/ Google Street View

Publicado em 10/12/2021, às 16h31   Reprodução/ Google Street View   Redação BNews

A alta procura por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Salvador nesta sexta-feira (10) fez com que pacientes aguardassem dez horas por uma consulta médica. Foi possível ver pessoas deitadas na calçada e gente desmaiando por não aguentar mais de dor.

Na UPAs de São Marcos, a fila era tão grande que não era raro ver pacientes desistindo do atendimento. O pai de uma jovem especial contou ao Balanço Geral que essa não é a primeira vez que a unidade estava sobrecarregada. “Situação péssima. Não tem solução uma coisa dessas”, reclamou o homem.  

Em Santo Inácio não foi diferente e um paciente chegou a desmaiar. No gripário dos Barris, pessoas com sintomas gripais amontoadas em busca de atendimento virou rotina.

Segundo o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, as UPAs e os gripários não estão com menos equipes de saúde e a espera maior se deve à “demanda muito acima do imaginado” pela prefeitura. “O que acontece é que pacientes graves acabam ocupando os médicos. Não há falta de médico ou enfermeiro. Priorizamos os casos mais graves. Procure o posto mais próximo se estiver com sintomas leves”, explicou Paiva.

Testes de Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomou a testagem para detecção da Covid-19 em postos de saúde espalhados por Salvador. Os exames serão realizados de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

De acordo com a SMS, as unidades estão ofertando teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre através da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador atendimento demora UPAs pacientes bnews

Leia também


Após ataque hacker, governo suspende cobrança de passaporte da vacinação


PF não identifica sequestro de dados em ataque hacker contra Ministério da Saúde


Prefeito de Salvador não descarta implantação do "passaporte da vacina"