Coronavírus

Rio de Janeiro confirma primeiro caso de nova subvariante da Ômicron

Nova subvariante está associada a um recente aumento de casos de Covid-19 nos Estados Unidos e nos países da Europa  |  Robson Valverde / SES-SC

Publicado em 05/11/2022, às 15h18   Robson Valverde / SES-SC   Cadastrado por Daniel Brito

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou neste sábado (5) o primeiro caso da subvariante BQ.1, da variante ômicron do coronavírus na cidade. Trata-se de uma mulher de 31 anos, moradora da Zona Norte.

De acordo com a pasta, a paciente passa bem, não está internada e está vacinada. A confirmação da subvariante foi feita pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e, segundo o secretário Daniel Soranz, o aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias no Rio provavelmente se deve à BQ.1.

"A nossa recomendação é que as pessoas que não se vacinaram com a dose de reforço, procurem se vacinar", diz, completando que, embora aumente o número de casos, a subvariante não aumenta o número de internados, nem de mortos.

A subvariante BQ.1 está associada a um recente aumento de casos de Covid nos Estados Unidos e nos países da Europa. Seu primeiro caso identificado no Brasil foi em uma paciente da Amazônia.

Classificação Indicativa: Livre


Tags covid-19 coronavírus covid variante Ômicron subvariante

Leia também


Sulamérica Saúde descumpre decisão judicial que determina internamento de paciente para tratar obesidade


Caso raro: médicos removem oito embriões de criança de 21 dias


Casos de Covid podem subir no Brasil nas próximas semanas, alertam especialistas