Justiça

Fachin vai analisar se houve descumprimento de decisão do STF em ação no Jacarezinho

Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Luiza Mahin, do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ), pediu ao Supremo, por ofício, que garanta o cumprimento de decisão tomada no âmbito de uma ADPF  |  Reprodução/Rovena Rosa/Agencia Brasil

Publicado em 07/05/2021, às 14h09   Reprodução/Rovena Rosa/Agencia Brasil   Redação BNews

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai analisar um pedido encaminhado à corte que aponta que a ação realizada na comunidade do Jacarezinho, que matou 25 pessoas, descumpriu decisão que proíbe operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia da Covid-19.

Em junho do ano passado, Fachin proibiu, em decisão liminar, a realização de operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia do novo coronavírus. Posteriormente, por 9 votos a 2, o plenário do Supremo referendou a decisão. 

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em questão estabeleceu que incursões policiais nas comunidades sejam restritas a "casos excepcionais”- e  previamente informadas ao Ministério Público durante a crise sanitária. No próximo dia 21 o Supremo 21 discutirá o alcance da decisão.

Fachin incluiu o tema em pauta no mesmo dia da operação em Jacarezinho. De acordo com informações do portal UOL, o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Luiza Mahin, do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ ), pediu ao Supremo, por ofício, que garanta o cumprimento da decisão.

"Tal determinação vem sendo reiteradamente descumprida por parte das autoridades policiais, sejam da polícia civil, sejam da polícia militar, resultando sempre em ações de enorme violência", afirma o documento. A entidade também requisita que o STF solicite esclarecimentos ao governo do Estado e à Procuradoria-geral de Justiça do Rio.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf ação decisão jacarezinho descumprimento bnews Edson Fachin analisar