Justiça

Defensoria da Bahia abre novo concurso: foco total no interior e em cotas

Com 25 vagas e cadastro reserva, concurso busca defensores para áreas carentes da Bahia  |  Foto: Divulgação

Publicado em 25/02/2026, às 11h06   Foto: Divulgação   Redação Bnews

A Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) acabou de soltar o edital para o seu IX Concurso Público. Com 25 vagas iniciais e mais cadastro reserva, o foco da vez é levar defensores para onde o povo mais precisa, especialmente nas cidades menores do interior.

A instituição quer reforçar a representatividade no quadro de servidores. Por isso, haverá reservas de vagas para negros, indígenas e quilombolas. A remuneração inicial é de R$ 29 mil. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a própria Defensoria, esse passo é vital porque "a abertura do novo certame ocorre em um momento estratégico para a Defensoria baiana, que tem ampliado sua atuação no interior do estado".

Organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o concurso será composto por prova objetiva, discursiva, oral e títulos. Mas o que chama atenção é o discurso por trás do papel. As provas estão previstas para abril de 2026. As inscrições serão realizadas no site da FCC.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsconcursodefensoriatítulosfundação carlos chagasindígenasdpe-ba