Justiça

Engenheiros vão responder por desvio de mais de R$ 10,3 milhões do Minha Casa, Minha Vida

Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público Federal sobre o desvio nas obras  |  Divulgação / MPF

Publicado em 28/11/2024, às 11h41   Divulgação / MPF   Yuri Pastori

A Justiça recebeu uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) por meio do procurador da República Victor Nunes Carvalho contra três engenheiros de Mato Grosso (MT) pelo desvio de mais de R$ 10,3 milhões provenientes da Caixa Econômica Federal que seriam destinados à construção de conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)

Os profissionais irão responder pelo crime de peculato, que ocorre quando um funcionário público se apropria de dinheiro ou qualquer outro bem, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio. Os desvios aconteceram durante a execução das obras do Residencial Carvalho I e Residencial Carvalho II, na cidade de Barra do Garças (MT), entre os anos de 2013 e 2014.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a denúncia, um dos engenheiros da Engecenter Construtora assinou planilhas de levantamento de serviços com valores superfaturados. Os documentos foram enviados pela gestora da empresa à Caixa Econômica, com o objetivo de obter pagamentos indevidos em favor da construtora.

Dois engenheiros da empresa tiveram a ajuda do engenheiro responsável pela empresa Panamco Engenharia, credenciada pela Caixa para fiscalizar as obras. Ele era encarregado de acompanhar a execução dos empreendimentos, emitia relatórios de acompanhamento em nome da Caixa e viabilizava medições forjadas. A Engecenter Construtora e a Panamco Engenharia ainda não se pronunciaram.

Assista ao programa Radar Bnews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre


TagsMPFdenúnciaengenheirosMCMVbnews

Leia também


Justiça condena Instagram a devolver conta invadida por golpista; entenda


Decisão da Justiça brasileira que ordena a retirada de conteúdo da internet pode se estender de forma global; entenda