Justiça

STF define relator de ação sobre acesso de Vorcaro e esposa de Moraes ao Senado

A ação no STF questiona se o Congresso deve fornecer dados sobre acessos de figuras públicas, incluindo Daniel Vorcaro e Lulinha  |  Divulgação/STF e Divulgação Banco Master

Publicado em 22/09/2026, às 14h50 - Atualizado às 14h55   Divulgação/STF e Divulgação Banco Master   Redação Bnews

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, será o relator da ação que decidirá se o Congresso deve oferecer, ao Congresso Nacional, dados sobre o acesso do ex-banqueiro e dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, além de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes.

A ação também pede dados dos acessos de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, ao Legislativo. Moraes se declarou impedido nesta segunda-feira (21) para analisar a causa.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

O pedido ao Senado foi feito no dia 4 de fevereiro deste ano, por meio de uma petição subscrita pelo vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo), tendo por base a Lei de Acesso à Informação. A resposta veio menos de dez dias depois, no dia 12 de fevereiro.

"Pela LGPD, o detentor do dado somente pode dispor dele em função de finalidades específicas, entre as quais não se enquadra a da presente solicitação, motivo pelo qual ela não poderá ser atendida", dizia o comunicado.

Diante da negativa, o vereador entrou com um mandado de segurança na Justiça do Paraná, que achou melhor encaminhar o caso ao Supremo Tribunal Federal pelo fato de a decisão que rejeitou as informações terem sido dadas pelo Senado Federal.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsstfluiz fuxAlexandre de MoraesDaniel VorcaroViviane de moraes