Justiça

INSS abre processo contra 12 entidades da fraude do desconto indevido; saiba quais

Polícia Federal abriu inquérito para investigações na fraude do desconto indevido  |  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Publicado em 05/05/2025, às 16h15   Rafa Neddermeyer/Agência Brasil   Cadastrado por Lorena Abreu

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu processo administrativo de responsabilização, nesta segunda-feira (05), contra 12 entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) no bilionário esquema de descontos indevidos sobre aposentadorias.

Reportagens publicadas pelo portal Metrópoles a partir de dezembro de 2023 mostrando que a arrecadação de entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, fez a Polícia Federal (PF) abrir inquérito para investigações. A arrecadação  chegou a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A Operação Sem Desconto, então, foi deflagrada no dia 23 de abril e culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Foram designados corregedores regionais para compor uma força-tarefa de apuração interna no INSS em cinco capitais: Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e São Luís (MA).

As portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) são assinadas por José Alberto de Medeiros Landim, coordenador da Corregedoria-Geral do INSS. Os documentos dão seis meses para a conclusão dos trabalhos.

Veja quais são as 12 entidades alvos de processo no INSS

Classificação Indicativa: Livre


TagsarrecadaçãoINSSJustiçapolícia federalCarlos LupiDiário Oficial da UniãoaposentadosfraudeaposentadoriabenefíciospensionistasdescontosentidadesassociaçõesbnewsProcesso administrativooperação sem descontofarra inssdesconto indevido