Justiça

Mais de 600 pessoas fazem 2ª etapa do concurso de juiz substituto na Bahia neste domingo

Prova discursiva para juiz substituto começou às 8h em duas faculdades de Salvador  |  Divulgação

Publicado em 02/08/2026, às 12h08   Divulgação   Redação Bnews

Acontece neste domingo (2) a 2ª etapa do concurso  de provas e títulos para o cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Cerca de 644 candidatos foram até a Faculdade Unime Anhanguera de Salvador e à Uniruy Wyden para realizar as provas discursiva e prática. Os portões foram abertos às 6h30 e a prova discursiva começou a ser aplicada às 8h

A Juíza Assessora Especial da Presidência I – Magistrados (AEPI), Liana Teixeira Dumet, coordenadora da comissão organizadora do concurso público, acompanha a aplicação do exame. “É um compromisso institucional com a melhoria da prestação jurisdicional. A aplicação das provas vem ocorrendo com regularidade. Estamos acompanhando em todos os turnos”, disse. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Regido pelo Edital 01/2026, o concurso destina-se ao preenchimento de 100 cargos vagos, limite previsto na Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia (Lei 10.845/2007), e à formação de cadastro de reserva. Desse total, 60 vagas serão destinadas à ampla concorrência, 30 para candidatos negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para indígenas e 2 para quilombolas.   

O certame é composto por mais três etapas: sindicância da vida pregressa, investigação social, exames de saúde e avaliação psicológica; prova oral; e avaliação de títulos. 

A fase deste domingo é dividida em duas partes: a prova discursiva no turno da manhã e a prova prática de sentença cível, no turno da tarde. Nesta segunda-feira (3), os participantes realizarão a prova de sentença criminal.  

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre


TagsSalvadorvagasJustiçaprovastjbatribunalJuiz substituto

Leia também


R$ 723 milhões: Advogados são investigados pelo MP-BA por fraudes processuais e lavagem de dinheiro


Claytton Santos e Eduardo Villas-Boas são reconduzidos para chefiar MPF na Bahia