Justiça
Publicado em 21/11/2025, às 11h24 Agência Brasil Redação
O ministro Alexandre de Moraes (STF) negou um pedido feito por Robson Calixto Fonseca, conhecido como “Peixe”, preso sob acusação de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.
Calixto tinha pedido ao magistrado a devolução de armas, aparelhos celulares, documentos e R$ 30,4 mil em espécie. A defesa dele alegou que o material apreendido já havia sido periciado pela Polícia Federal (PF) e não haveria mais necessidade de mantê-lo sob a tutela da Justiça. O pedido de restituição pondera ainda que o acusado não foi denunciado por homicídio, segundo informações do portal Metrópoles.
Na decisão, Moraes justificou que a devolução dos bens “poderia desencadear prejuízo para a aplicação da lei penal”. O entendimento seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que sustentou ainda haver interesse no material apreendido.
O pedido não cita as quatro armas encontradas com Calixto durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. Com ele, a PF localizou duas pistolas, um revólver e uma espingarda calibre 12 que estavam no quarto, além de um celular, uma agenda, anotações, planilhas e extratos bancários. Outro celular foi apreendido em outra fase das investigações.
Assassino de Marielle Franco deixa presídio, após decisão de Alexandre de Moraes; entenda
Moraes libera contratação de personal trainer para acusado de matar Marielle