Justiça

OAB derruba tentativa de censura contra advogada de mulheres que processaram humorista

O ator e humorista emplacava uma tentativa de censura e advertência à advogada após acusações de assédio  |  Reprodução

Publicado em 25/03/2024, às 18h32   Reprodução   Melissa Lima

O Tribunal Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil do DF (OAB-DF) derrubou a última tentativa do humorista Marcius Melhem de aplicar pena de censura e advertência contra a advogada Mayra Cotta.

Ela é a representante das 11 mulheres que acusaram Melhem de assédio, incluindo a também humorista Dani Calabresa.

O Pleno, através de seus 90 componentes, analisou o recurso proposto pela defesa de Melhem. O humorista acusa a advogada de irregularidades na sua manifestação sobre o processo judicial nas redes sociais.

A decisão final pela absolvição de Mayra Cotta foi quase unânime, apenas quatro dos cerca de 80 componentes aptos votaram contrários à advogada. A defesa de Marcius Melhem ainda pode recorrer da decisão no Conselho Federal da OAB.

Através de nota, a defesa do ator afirmou: “A defesa não irá se manifestar em razão do sigilo imposto pela OAB/DF. Causa espécie a reiteração de vazamentos seletivos para o Metrópoles, desta vez sobre o recurso contra a condenação da advogada Mayra Cotta por comportamento profissional antiético.”

O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra Marcius Melhem e o jornalista Ricardo Feltrin por crime de perseguição e violência psicológica contra as mulheres que acusam o humorista de assédio sexual e moral.

A denúncia veio à tona no último dia 26 e deu conta de que Melhem cometeu os supostos crimes através das redes sociais. O ex-diretor global já é réu na Justiça do Rio de Janeiro por assédio sexual contra três de suas denunciantes.

“Marcius Melhem e Ricardo Feltrin, com vontade livre e consciente, perseguiram – e promoveram perseguição por terceiros não identificados –, reiteradamente, as vítimas”, afirmou o MP.

O órgão acrescentou ainda que a perseguição aconteceu “por razões da condição do sexo feminino, ameaçando sua integridade física e psicológica, e perturbando suas esferas de liberdade e privacidade”.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TV Globo censura assédio Marcius Melhem

Leia também


Osba suspende músicos envolvidos em morte de homem no Corredor da Vitória


Após polêmica em embaixada, presidente do PT chama Jair Bolsonaro de “fujão”