Justiça

"Sequestro digital": Empresa de software é acusada por bloqueio de sistema de incorporadora

O bloqueio do software Lote Mobile pela I.B. System paralisou a gestão de imóveis da Lotiar, gerando graves consequências financeiras  |  Reprodução

Publicado em 20/04/2026, às 11h39 - Atualizado às 11h40   Reprodução   Redação Bnews

A empresa I.B. System Desenvolvimento de Software é acusada de bloquear sistemas como ferramenta de pressão em uma disputa comercial com uma incorporadora, em um comportamento que especialistas classificam como "sequestro de dados". A denúncia foi feita pela Lotiar Urbanismo

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Segundo a Lotiar, ela foi impedida de acessar informações de mais de 4 mil clientes após a I.B. System cortar o acesso ao software Lote Mobile, utilizado por ela. Esse impedimento teria sido feito de forma arbitrária, sem aviso prévio e com as mensalidades do software em dia. Com o bloqueio, a gestão de milhares de imóveis foi paralisada. 

A recisão de um contrato da Lotiar com uma outra empresa do mesmo grupo econômico da IB teria sido o motivo para o "sequestro digital", o que impediu a incorporadora de trabalhar. 

No processo, a Lotiar alega que a manobra é um mecanismo de coação para forçar o pagamento de valores de contratos distintos, com a utilização de dados pessoais de terceiros como "moeda de troca".

Um protocolo foi aberto perante à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com alegação de violação à  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 "Estamos diante de um cenário onde a operadora do software se sente dona dos dados, ignorando que o livre acesso é um direito garantido por lei", afirma a denúncia.

Por conta do ocorrido,  centenas de clientes ficaram sem atendimento e a Lotiar alega está sofrendo uma "asfixia financeira", já que não consegue processar recebíveis e nem gerir a posição financeira das suas unidades.

Na ação judicial, a empresa pede o restabelecimento imediato do sistema sob pena de multa diária, além de indenização por danos morais e materiais. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsinformaçõesindenizaçãocontratoimóveisdadosclientesacessobloqueiocoaçãoAutoridade Nacional de Proteção de DadosLotiarI.b. system

Leia também


Cartórios da Bahia devem se adequar a LGPD com propostas de manuais e boas práticas


Ministro da Justiça põe 100 anos de sigilo em cartão de vacina