Justiça

STF prorroga mais um inquérito que envolve Jair Bolsonaro

A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes e é a segunda vez que ele prorroga as investigações  |  Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 10/01/2022, às 19h51   Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Redação BNews

O Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogou mais um inquérito que investiga apoiadores e grupos ligados ao presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi do ministro Alexandre de Moraes, publicada nesta segunda-feira (10), e desta vez foi o que apura a existências de milícias digitais. Essa é a segunda vez que o inquérito é prorrogado. A primeira foi em outubro do ano passado.

O inquérito das milícias digitais começou em junho de 2021 para investigar a existência de uma organização criminosa que teria agido com a finalidade de atentar contra o Estado democrático de direito nas redes sociais, por meio de núcleos de produção, publicação, financiamento e político. Há suspeitas de que haveria financiamento com verba pública.

O prazo anterior se encerrou no último dia 6 de janeiro e a prorrogação contará a partir dessa data, segundo despacho de Alexandre de Moraes.

"Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 90 (noventa) dias, a partir do encerramento do prazo final anterior (6 de janeiro de 2022), o presente inquérito", afirmou.

Na semana passada, o ministro prorrogou, também por 90 dias, o inquérito que apura a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal (PF), após a declaração feita pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro de que o presidente queria ter alguém do "contato pessoal dele [na PF] para poder ligar e colher relatórios de inteligência".

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags prorrogação inquérito bolsonaro bnews Alexandre de Moraes inquérito prorrogado milícias digitais

Leia também


Foi do meu governo para se preparar para ser candidato?, diz Bolsonaro sobre Moro


União Brasil deve definir apoio a Moro após abril; futuro partido pode indicar vice


Ministro do STF prorroga inquérito sobre suposta interferência na PF