Justiça

STJ marca para inicio de junho retomada de julgamento sobre taxatividade de procedimentos pelos planos de saúde

Na pauta a definição se a lista de procedimentos de cobertura obrigatória deve ser exemplificativa ou taxativa  |  Agência Brasil

Publicado em 31/05/2022, às 12h07   Agência Brasil   Redação

Um dos julgamentos mais significativos dos últimos anos foi agendado para o próximo dia 8 de junho pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na pauta a definição se a lista de procedimentos de cobertura obrigatória para os Planos de Saúde, regidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), deve ser exemplificativa ou taxativa. O caso é julgado por meio do EREsp 1.886.929/SP e do EREsp 1.889.704/SP, ambos de relatoria do ministro Luis Felipe Salomão.

O julgamento foi iniciado em setembro do ano passado quando o relator, Ministro Luis Felipe Salomão,  defendeu que o rol da ANS deveria ser taxativo, ou seja, quando os pacientes só deveriam ser submetidos a procedimentos com respaldo científico. Dessa maneira, o intuito seria preservar o equilíbrio econômico do mercado de planos de saúde.

Leia mais:

Ministério Público investiga PRF após extinção de Comissões de Direitos Humanos

Justiça decreta prisão do ex-goleiro Bruno por não pagar pensão do filho com Eliza Samudio

Professores da rede municipal devem voltar imediatamente à sala de aula; determinação do Tribunal de Justiça

O julgamento foi suspenso no dia 23 de fevereiro quando os ministros Villas Bôas Cueva  e a ministra Nancy Andrighi solicitam vistas ao processo.

Para a magistrada a lista de procedimentos de cobertura obrigatória estipulada pela ANS deve ser exemplificativa, e não taxativa,  o que configuraria uma atuação abusiva e ilegal. Além de colocar o consumidor beneficiário dos planos de saúde em desvantagem exagerada.

A decisão se mantém empatada, e como a Seção é composta por dez ministros, mas o presidente só vota em caso de empate, faltam ainda sete votos.

No dia marcado para o julgamento, início de junho, dezenas de mães de autistas e pessoas de todas as entidades que compõem a Mobilização Nacional Contra o Rol Taxativo, prometem se reunir em frente ao STJ.

“Nós, da Abra, que atuamos em defesa do direito à saúde, apoiamos essa bandeira por sermos contra as injustiças e o retrocesso social. Reafirmamos o nosso compromisso com esse processo de conscientização da sociedade com a missão de que, ao final dessa luta, o STJ mantenha o seu entendimento de que o rol da ANS é exemplificativo”, comenta o advogado Cleiton dos Reis.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags STJ Justiça ANS planos de saúde

Leia também


Servidores de Minas Gerais tem ampliação de reajuste suspensa pelo STF


Doméstica que foi usada como "laranja" por Cabral terá de ser indenizada pelo ex-governador


Advocacia-Geral da União devolve mais de R$ 761 bilhões aos cofres públicos em 2021