Cultura
Publicado em 04/09/2026, às 16h52 Divulgação Cauan Borges
Salvador será palco, entre os dias 17 e 23 de setembro, de uma programação dedicada à produção audiovisual contemporânea do continente africano. A 9ª edição da Mostra de Cinemas Africanos chega à capital baiana com filmes inéditos no Brasil, debates com realizadores internacionais e atividades voltadas à formação de público.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Com entrada gratuita, o evento terá sessões na Sala Walter da Silveira, nos Barris, e no Cine Lankiana, em Cajazeiras. Ao todo, a programação reúne 12 longas-metragens e 10 curtas produzidos em 11 países africanos.
Neste ano, a mostra tem como destaque o cinema de gênero. A seleção inclui obras de ficção e documentários que transitam por diferentes propostas narrativas, como ficção científica, comédia, musical, romance, aventura e thriller psicológico.
Entre os temas presentes nos filmes estão questões que atravessam o cotidiano e as transformações do continente, que incluem o avanço da inteligência artificial e as mudanças provocadas pelo crescimento e pela modernização das grandes cidades africanas.
A programação começa em Salvador no dia 17 de setembro, às 18h, na Sala Walter da Silveira. A sessão de abertura será marcada pela exibição de “Memória da Princesa Mumbi”, seguida de um debate com o diretor Damien Hauser.
Cineasta suíço-queniano, Hauser estará em Salvador para acompanhar a apresentação do filme e conversar com o público sobre a produção. A mostra também contará com a participação da cineasta Chloé Aïcha Boro, de Burkina Faso.
A presença dos realizadores internacionais faz parte da proposta de aproximar os espectadores dos processos de criação e das diferentes perspectivas que compõem o cinema africano contemporâneo.
Além das exibições, a 9ª Mostra de Cinemas Africanos terá minicurso, seminário e laboratório crítico. As atividades ampliam a programação para além das salas de cinema e propõem discussões sobre produção, circulação e formas de pensar o audiovisual africano.
Antes e durante a passagem por Salvador, sessões especiais serão realizadas em Ilha de Boipeba, São Francisco do Conde, Antônio Cardoso e Feira de Santana, levando parte da seleção para outras regiões da Bahia.
BNews Cult: Salvador recebe show do Thiaguinho, Bon Odori, Parada LGBT+ e agenda cultural intensa neste fim de semana
Aos 20 anos, cineasta baiano leva curta de animação a festivais internacionais após estreia no Brasil